Anime

A saga Cell de ‘Dragon Ball Z’ resolveu (e intensificou) um problema do Super Saiyajin

Dragon Ball Z de Akira Toriyama é uma série shonen carregada de momentos icônicos. Os fãs muitas vezes discordam sobre qual é a melhor luta ou revelação de personagem na série. No entanto, há um consenso geral sobre a emoção provocada quando Goku se transforma em Super Saiyajin pela primeira vez.

Essa mudança de Goku se torna um marco na série, com Super Saiyajins se tornando tão comuns que é quase impossível conceber Dragon Ball Z sem eles. A primeira transformação de Goku em Super Saiyajin é um ápice, mas também marca o início de uma tendência perigosa que a série nunca consegue se livrar completamente.

A Saga de Cell em Dragon Ball Z sinaliza um novo capítulo. Aqui, a série desafia preconceitos, começando com a nova e poderosa forma Super Saiyajin de Goku. Tendo estabelecido Frieza como a ameaça mais temida do universo, a introdução da força Super Saiyajin de Goku diminui a tensão.

A série poderia ter lidado de muitas maneiras com os Super Saiyajins após a Saga de Frieza, e é intrigante como a ameaça de Cell aborda temporariamente esse problema, apenas para intensificá-lo ainda mais.

1 – A Saga Cell questiona a exclusividade da transformação Super Saiyajin

Reprodução: Dragon Ball

A transformação de Goku em Super Saiyajin no planeta Namek é um ponto de virada; era inclusive considerado um possível final para o mangá. A série Dragon Ball Z aprecia a tradição do Super Saiyajin, com a crença de que apenas um Saiyajin é digno desse status elevado. A revelação de que Goku é esse Saiyajin é um golpe para Vegeta, que acredita ser o único com direito a tal transformação.

A série, porém, opta por um caminho diferente, revelando que qualquer Saiyajin pode atingir o estado Super Saiyajin sob as circunstâncias certas. Isso significa que Goku não precisa ser sempre o herói, com Vegeta e Future Trunks também dominando a transformação. A transformação de Gohan em Super Saiyajin na tenra idade de 9 anos também desmistifica o conceito, indicando que a condição Super Saiyajin não é mais tão extraordinária.

2 – A desvalorização do poder Super Saiyajin

Reprodução: Dragon Ball

A Saga Cell dilui a singularidade dos Super Saiyajins ao disponibilizar essa transformação a todos. No entanto, esse poderoso estado parece de repente inadequado diante dos novos antagonistas. Apesar de Goku e Future Trunks conseguirem dominar Frieza em suas formas Super Saiyajin, isso não é suficiente para garantir a vitória sobre a Cell e os Androids.

O desempenho de Piccolo contra o Android 17, apesar de inconclusivo, sugere que os Namekuseijins poderiam ter tanto futuro na série quanto os Super Saiyajins. A linha do tempo distópica de Future Trunks, onde a força do Super Saiyan não foi suficiente para salvar o mundo, é outra lembrança de que o poder Super Saiyajin não é a resposta para tudo.

3 – A descoberta de novos níveis da transformação Super Saiyajin

Reprodução: Dragon Ball

A tendência de desvalorizar e normalizar o status Super Saiyajin teve um papel importante na construção da identidade da Saga Cell. Porém, Toriyama volta atrás e revaloriza os Super Saiyajins de uma forma que prolonga a dependência da série em relação a eles.

Em resposta a adversários mais fortes, Dragon Ball Z introduz o conceito de diferentes níveis de transformação Super Saiyajin, transformando o que era um auge de poder em apenas o primeiro passo de uma longa jornada.

Embora essa nova abordagem dos Super Saiyajins tenha sido útil no início da Saga Cell, a dependência excessiva em transformações Super Saiyajin para resolver conflitos se tornou um problema.

Mesmo a vitória de Gohan Super Saiyajin 2 sobre Cell, embora celebrada, é apenas uma repetição da experiência de Goku em Namek. A expectativa de que uma nova transformação será a solução para as lutas em Dragon Ball se tornou a norma, diminuindo o papel da estratégia e das artes marciais. Como a própria situação do Super Saiyajin em Dragon Ball Z, essa tendência atinge brevemente a perfeição antes de se tornar um problema.

Confira também:

Siga-nos no Google NewsFacebook Twitter para se manter informado!

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.