Anime

Afinal, o Saitama realmente é um personagem gag com Toon Force?

Uma das declarações mais comuns sobre Saitama de One Punch Man é que ele é um personagem gag com toon force. Esse tipo de personagem é conhecido por ser invencível, com foco em comédia, que pode derrotar todos e, por isso, muitos argumentam que não faz sentido compará-lo com outros personagens, como Goku, por exemplo. Mas será que Saitama realmente é um personagem gag?

O mangá de One One Punch Man é de fato um mangá cômico com muitas coisas que são inexplicáveis, mas Saitama não é realmente um personagem gag, afinal, a série contém muitos arcos de personagens genuínos e desenvolvimentos narrativos que não existem em mangás gags. Considerar Saitama um personagem gag seria o mesmo que ignorar as complexidades de One Punch Man e do seu personagem.

Afinal, o Saitama realmente é um personagem gag com Toon Force?
Foto: Madhouse

Muito além da comédia, One Punch Man é uma história de batalha seinen que se leva a sério na maior parte do tempo. Há arcos dedicados a personagens com motivações e crescimento que vão além da comédia. O Saitama nem sempre derrota seus inimigos com apenas um soco, e há apostas reais por trás da escala de poder da série.

Por exemplo, o último arco “Monster Association” trouxe confrontos como Emperor vs Phoenix Man e a batalha de Tatsumaki com Esper que virou Psykos, que são cheios de tensão por causa da incerteza do resultado. Os heróis lutaram por suas vidas e venceram não por meio de piadas, mas graças a sua própria força, o que mostra a seriedade de suas batalhas.

Saitama é um personagem em crescimento

Foto: Shueisha

O começo de One Punch Man é dedicado a criar novas ameaças mais poderosas que as anteriores apenas para Saitama destrui-las com seu soco sobre-humano. Ele também tem feitos absurdos e controversos como voar pelo espaço ou não conseguir matar um único mosquito.

No entanto, o personagem de Saitama vai além do humor, pois ele tem falhas complexas em sua personalidade, o que também o leva a sua motivação: encontrar um propósito em sua vida. Saitama também demonstra seriedade e arrependimento por causa de suas limitações como herói ao encontrar Genos morto. Sua jornada é sobre encontrar um significado em ser herói e não apenas um vencedor que não pode ser derrotado.

Além disso, o mangá de One Punch Man já explicou que o poder de Saitama não é apenas para fins de comédia, pois há explicações genuínas para ele. É teorizado por Dr. Genus que todo ser vivo tem um limite, mas esse limitador pode ser quebrado sob provocações e tribulações, levando um indivíduo a um potencial sem fim, o que pode ser o caso do Saitama.

Portanto, Saitama não é um personagem gag, mas sim um herói multifacetado  em uma história séria que  explora temas  inexplorados em muitas outras narrativas de super-heróis.

Confira também:

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.