Anime

As 10 melhores coisas sobre animes shonen

Sem dúvida, o gênero mais popular da indústria dos animes é o shonen, em comparação com outros gêneros demográficos, como shojo, josei e seinen. O shonen é um gênero bastante amplo, incluindo uma variedade de títulos, desde comédias românticas doces como Toradora! e Komi Can’t Communicate até séries mais intensas e sangrentas como Attack on Titan e Chainsaw Man. Embora o gênero seja frequentemente associado a lutas, ele possui muitas outras qualidades louváveis que o tornam tão popular. De fato, a maioria dos fãs de anime começa a explorar esse universo por meio de um anime shonen, como Naruto ou Fullmetal Alchemist: Brotherhood.

Abaixo, você pode conferir as 10 melhores coisas sobre animes shonen.

Histórias inspiradoras

Foto: Reprodução/Crunchyroll

Nos animes shonen, é comum encontrar histórias de personagens que começam com pouca força e habilidade. Por exemplo, em My Hero Academia, Deku não tinha uma peculiaridade no início da série e teve que passar por um treinamento infernal para se tornar um dos maiores heróis do mundo. Da mesma forma, Naruto Uzumaki não era um estudante impressionante na academia ninja, mas alcançou seu objetivo de se tornar Hokage no final da série, graças à sua determinação em sempre melhorar e nunca perder a esperança.

As rivalidades estimulam o desenvolvimento

Foto: Reprodução/Crunchyroll

Em animes shonen, as rivalidades são uma parte essencial das relações entre personagens. Normalmente, o rival do protagonista o motiva a superar seus limites e melhorar para, eventualmente, ser forte o suficiente para derrotá-lo. As melhores rivalidades de anime são baseadas na amizade e no respeito mútuo, e é emocionante quando apresentadas em histórias difíceis e com muita ação. Em Haikyu!!, Hinata e Kageyama eram rivais que trabalharam juntos para alcançar seus objetivos, apesar de suas diferenças.

Arcos de torneios são básicos

Foto: Reprodução/Crunchyroll

Não se deve subestimar um arco de torneio em animes shonen, pois geralmente não é uma competição monótona. Na verdade, quase todas as séries shonen de batalha incluem um arco de torneio ou exame que leva os personagens ao limite, forçando-os a melhorar e apresentando situações difíceis e perigosas. O lendário arco Dark Tournament de Yu Yu Hakusho e os Exames Chunin de Naruto estabeleceram um alto padrão para todos os torneios e arcos de teste que vieram depois. O recente arco Goodwill Event de Jujutsu Kaisen é um exemplo emocionante, com coreografias de luta impressionantes e crescimento de personagem para todos os envolvidos.

Shonen abrange um grande grupo demográfico

Foto: Reprodução/Crunchyroll

Apesar de muitos associarem o romance apenas ao gênero shojo, há excelentes comédias românticas em animes shonen, tais como Komi Can’t Communicate, Toradora!, It’s Not My Fault That I’m Not Popular e Monthly Girls’ Nozaki-Kun. O público-alvo do shonen é bastante diversificado, contendo títulos de todos os subgêneros literários existentes, como Death Note, Haikyu!!, Attack on Titan, Naruto, Chainsaw Man e Spy x Family.

Os personagens têm visuais deslumbrantes

Foto: Reprodução/Crunchyroll

Os designs de personagens em animes shonen são famosos por sua atratividade e muitos deles se tornaram icônicos. As marcas de moda também aproveitam a oportunidade para colaborar com esses animes, como Dolce & Gabbana com Jujutsu Kaisen e Gucci com Jojo’s Bizarre Adventure. As séries shonen modernas apresentam estilos de arte únicos e vibrantes que as tornam distintas das outras, como Demon Slayer e Hell’s Paradise. Em algumas séries, os designs detalhados dos personagens são importantes para a construção do mundo, como em My Hero Academia, onde as roupas dos alunos foram desenhadas pela mesma empresa.

Algumas séries têm vilões bem escritos

Foto: Reprodução/Crunchyroll

Algumas séries de anime shonen apresentam vilões com motivações complexas e razões convincentes para agirem como antagonistas, apesar de muitas outras terem vilões que são maus apenas por serem maus. Em “Death Note”, por exemplo, o vilão Light Yagami acredita que seus assassinatos justificam seus meios de criar um mundo melhor, enquanto em “Naruto”, o vilão Pain acredita que a única maneira de alcançar a paz é através da dor e sofrimento. Esses vilões são frequentemente lembrados como alguns dos melhores exemplos de personagens bem desenvolvidos em anime.

Animes shonen tem elencos adoráveis

Foto: Reprodução/Crunchyroll

Muitas séries de anime shonen apresentam personagens femininas fortes e bem desenvolvidas, que são muito mais do que meros interesses amorosos ou enfeites para os personagens masculinos. Em “Fullmetal Alchemist”, por exemplo, a personagem Winry Rockbell é uma mecânica habilidosa que ajuda os protagonistas em sua busca para recuperar seus corpos. Em “My Hero Academia”, a personagem Uraraka Ochako é uma estudante de heroísmo que usa seus poderes para controlar a gravidade em combate. Essas personagens adicionam camadas de complexidade e diversidade às histórias, sendo igualmente importantes para o desenvolvimento da trama.

Animes shonen dão ótimas lições

Foto: Reprodução/Crunchyroll

As mensagens e temas importantes são uma parte essencial das séries de anime shonen. Em “One Piece”, a mensagem central é sobre amizade, trabalho em equipe e perseverança, enquanto em “Attack on Titan”, a história aborda temas de liberdade, opressão e vingança. Essas mensagens são entregues de forma emocionante e inspiradora, e podem ser aplicadas não só ao mundo fictício da série, mas também à vida real.

Há lutas impressionantes

Foto: Reprodução/Crunchyroll

Muitas das séries de anime shonen são conhecidas por suas cenas de luta emocionantes, que muitas vezes definem o gênero. O sistema de poder único de cada série intensifica ainda mais essas lutas, criando momentos icônicos que os fãs nunca esquecerão. Jojo’s Bizarre Adventure foi pioneiro na introdução dos Stands, e muitas das batalhas da parte três em diante se tornaram lendárias. Outros exemplos incluem Naruto vs Sasuke, Aizen vs Ichigo e Rengoku vs Akaza, no final do filme Mugen Train de Demon Slayer. Embora nem todas as adaptações de mangá tenham sido bem-sucedidas, muitas delas têm o poder de emocionar e envolver o público.

Protagonistas da nova geração estão reinventando a demografia

Foto: Reprodução/Crunchyroll

A forma como os líderes demográficos são construídos mudou com a nova geração de protagonistas shonen, como Yuji Itadori de Jujutsu Kaisen, Denji de Chainsaw Man e Shigeo de Mob Psycho 100. Eles seguem o mesmo modelo básico de seus predecessores, mas desafiam as expectativas e levam certos clichês a novos níveis ou os abandonam completamente. Em alguns casos, como Yuji, eles não tentam convencer ninguém a suportar a dor ou redimir os vilões da história. Em outros, como Denji, eles desejam coisas simples, como comida, abrigo, uma namorada e um emprego com benefícios.

Confira também:

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz