Anime

Dr. Stone – Saiba quem petrificou a humanidade e quem é Medusa

Compartilhar

Quando se trata do universo de Dr. Stone, é inegável que o grande mistério que Senku e seus amigos buscaram solucionar está relacionado à petrificação global da humanidade. Foi somente durante os eventos do arco Treasure Island que Senku descobriu a existência de um grupo de indivíduos que utilizavam aparelhos denominados Medusas. Mas afinal, o que é a Medusa em Dr. Stone?

  • Resposta resumida para os preguiçosos: Os artefatos responsáveis pela petrificação da humanidade há mais de 3.700 anos nos eventos de Dr. Stone são conhecidos como Medusas. Trata-se de entidades conscientes que residem na lua e visam contribuir para o desenvolvimento de formas de vida inteligentes, proporcionando-lhes “vida eterna”.

Medusas – Os dispositivos que causaram a petrificação em Dr. Stone

Certamente, o maior enigma que cerca as Medusas diz respeito à natureza dessas entidades e sua razão de existir. Todavia, todas essas incertezas foram esclarecidas durante os acontecimentos do arco da Missão da Lua, quando Senku e seus companheiros ampliaram seus conhecimentos acerca dos dispositivos de petrificação e suas intenções. Sendo assim, vejamos o que são as Medusas e o porquê de terem petrificado a humanidade.

A trama de Dr. Stone gira em torno da jornada de Senku Ishigami em restaurar a civilização humana após toda a raça ter sido transformada em pedra há mais de 3.700 anos. Por sorte, Senku conseguiu retornar à forma humana quase que por acaso e encontrou aliados que o auxiliaram na fundação do Reino da Ciência, uma organização com o objetivo de impulsionar o progresso humano e cumprir a missão de Senku em restaurar o mundo ao estado anterior à petrificação.

Enquanto Senku está focado em restaurar a civilização humana, o arco da Ilha do Tesouro na trama nos fornece informações sobre o evento que transformou as pessoas em pedra. Há 3.700 anos, uma luz verde envolveu o planeta e petrificou a maioria da humanidade. No entanto, Byakuya Ishigami (o pai adotivo de Senku) e alguns outros astronautas da Estação Espacial Internacional foram poupados da petrificação. Eles estabeleceram uma pequena comunidade humana no planeta e, 3.700 anos depois, Senku se tornou amigo de seus descendentes.

Dessa forma, fica evidente que somente os habitantes do planeta foram afetados pelo evento de petrificação. Durante o arco Treasure Island, Senku descobriu a existência de um grupo de indivíduos que possuíam armas capazes de petrificar pessoas. Ele as chamou de “Medusa”, uma referência à criatura mitológica grega que podia transformar seres humanos em pedra com um simples olhar. Tais armas não foram criadas pela humanidade, mas sim caíram na Terra vários anos atrás. Além disso, Senku notou que os mesmos dispositivos de petrificação também poderiam ser usados para curar seres humanos que haviam sido petrificados.

No mesmo arco, Senku e seu grupo conseguiram interceptar um sinal que parecia ser proveniente dos dispositivos. Esse sinal repetia constantemente a palavra “por que”, o que levou Senku e seus aliados a chamarem a entidade misteriosa de “Homem-Por-Que”. Através dos sinais, eles descobriram que o Homem-Por-Que estava tentando transformar a humanidade em pedra mais uma vez, o que significava que Senku precisava agir rapidamente para impedir que todo o progresso científico que ele e sua equipe haviam alcançado fosse perdido.

Após a descoberta de Why-Man, uma série de acontecimentos permitiu que Senku e seus companheiros fizessem parcerias com pessoas ao redor do mundo para compartilhar conhecimento científico e recursos, a fim de alcançar um objetivo que a humanidade considera sua maior conquista: enviar um ser humano para a lua. Isso se deve ao fato de que os sinais de Why-Man são provenientes de uma área obscura na superfície lunar.

No arco da Missão Lunar, Senku e sua equipe fizeram uma descoberta surpreendente: Why-Man não se tratava de uma única pessoa, mas sim de um grupo de dispositivos de petrificação conscientes que ainda estavam em funcionamento. A mancha escura na superfície lunar era, na verdade, uma massa de dispositivos Medusa que tinham capacidade de pensamento, diferentemente das armas de petrificação “inativas” usadas nos eventos do arco da Ilha do Tesouro.

As Medusas, nesse sentido, são criaturas conscientes semelhantes a máquinas e capazes de ter pensamentos independentes. Isso sugere que elas têm origem alienígena e não foram criadas pela humanidade. Esses dispositivos de petrificação foram responsáveis pelo início da petrificação em todo o planeta, ocorrida há mais de 3.700 anos. E foi justamente por causa do papel das Medusas na petrificação da lua que Byakuya e os outros astronautas foram poupados desse fenômeno.

Por que as Medusas petrificaram a humanidade em Dr. Stone?

No decorrer da Missão Lunar, Senku e sua equipe ampliaram seus conhecimentos sobre os aparelhos de petrificação e suas finalidades. Ficou claro que era imprescindível encontrar alguém que pudesse substituir as baterias de diamante responsáveis por alimentá-los, já que essa tarefa era impossível de ser realizada por conta própria. Como recompensa, ofereciam a “imortalidade” aos seres inteligentes, transformando-os em estátuas de pedra.

É sabido que aqueles que são petrificados pelos dispositivos permanecem assim para sempre, preservando-se em um estado imutável. Ao serem despetrificados, todas as suas lesões e enfermidades são curadas, o que confere às Medusas a capacidade de conceder a imortalidade a seres inteligentes. Contudo, em contrapartida, é preciso que suas baterias sejam substituídas. Conforme observação do Dr. Xeno, eles podem ser considerados “parasitas”, embora Senku não compartilhe da mesma opinião.

A razão pela qual as Medusas petrificaram a humanidade foi para possibilitar que esta vivesse por mais tempo e alcançasse um nível mais avançado de civilização, permitindo-lhe ter vidas que se assemelham à imortalidade. Contudo, quando as Medusas petrificaram toda a humanidade, essa não foi uma escolha que a humanidade havia feito. Assim, a humanidade foi deixada no escuro quando os dispositivos de petrificação decidiram petrificá-la, empurrando-a de volta à Idade da Pedra.

Senku foi capaz de desvendar o propósito dos dispositivos de petrificação e convencê-los de que a humanidade não era aquilo que eles pensavam. Como resultado, todos concordaram em deixar a humanidade em paz, a fim de buscar por outras formas de vida inteligente pelo cosmos, com as quais poderiam trabalhar. No entanto, uma das Medusas decidiu ficar para trás e retornou com Senku e sua equipe para a Terra, a fim de aprender mais sobre a humanidade e permitir que o Reino da Ciência a estudasse. Conforme apontou Senku, esse dispositivo da Medusa era distinto dos demais, pois era extremamente curioso.

Modificado em 01/05/2023 17:02

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.

Tags: dr. stone