Anime

Dragon Ball Z: O que os dragões eternos fazem quando não estão sendo invocados?

Dragon Ball tem em sua trama um elemento central: As Esferas do Dragão. Esses objetos são utilizados para convocar dragões poderosos que têm a capacidade de realizar desejos quando todas as esferas são reunidas.

Geralmente, os personagens usam esses desejos para trazer de volta à vida aqueles que morreram em batalha. Entretanto, apesar de sua relevância para a trama, pouco se sabe sobre o período em que esses dragões permanecem inativos.

Apesar de serem elementos importantes na franquia Dragon Ball, os dragões Shenlong e Porunga são frequentemente mostrados apenas no momento em que realizam desejos.

Além disso, a atitude de Shenlong em alguns momentos transparece que esse ato pode ser cansativo para ele. Esses aspectos sugerem que os dragões podem estar envolvidos em outras atividades, embora o mangá e o anime não deem muitas pistas sobre o que possa ser.

A vida de Shenlong fora da concessão de desejos é o maior mistério de Dragon Ball

O dragão Shenlong é frequentemente convocado para desfazer ações maléficas ou conceder desejos aos personagens. Após isso, Shenlong (e sua contraparte Porunga) desaparecem e suas Esferas do Dragão se transformam em pedra por um ano inteiro.

Durante esse período, não fica claro o que Shenlong está fazendo, apesar do criador da franquia, Akira Toriyama, não deixar isso explícito. No entanto, é interessante observar que o dragão parece ter uma agenda ocupada e repleta de atividades.

Em situações em que os Guerreiros Z precisam planejar qual desejo pedir a Shenlong, o dragão demonstra impaciência e reclama do tempo que estão levando. Essa atitude sugere que ele tem outras obrigações além de conceder desejos.

No entanto, não fica claro para onde ele vai ou o que faz, o que torna sua inquietação um pouco intrigante. As únicas pistas sobre os hábitos de Shenlong parecem vir das Esferas do Dragão em si e de uma cena notória da série de anime.

Dragon Ball GT lança uma luz sobre as atividades de Shenlong além do desejo

Existe uma teoria bastante consistente sobre as atividades de Shenlong, que sugere que ele possui uma relação estreita com as Esferas do Dragão, quase simbiótica. Segundo essa teoria, as Esferas são responsáveis por abrigar o espírito e a energia do dragão quando ele não está em uso, e é por meio delas que é possível convocar Shenlong.

Há indícios dessa relação no anime original de Dragon Ball, especialmente quando o vilão Piccolo mata Shenlong e Kami o restaura, afirmando que o poder do dragão está retornando para as Esferas do Dragão. Nesse momento, uma estátua de Shenlong também é restaurada, reforçando a ideia da estreita ligação entre o dragão e as Esferas.

O final não-canônico de Dragon Ball GT apresenta uma história que completa o enredo de forma interessante, especialmente considerando que se pretendia que fosse o fim da franquia. Na saga final, um Shenlong corrompido observa a forma como as Esferas do Dragão foram usadas e abusadas ao longo dos anos.

Depois que Goku finalmente derrota o vilão Omega Shenlong, ele toma a decisão de deixar sua família e entes queridos para se juntar a Shenlong para restaurá-los ao poder. Embora muitos fãs acreditem que isso envolve um nível incrível de treinamento, em circunstâncias normais, é mais provável que Shenlong durma dentro das Esferas do Dragão para restaurar sua energia mútua.

Conceder desejos pode ser bastante cansativo para ele, o que explica por que as Dragon Balls se tornam inertes imediatamente após o uso.

Depois de conceder um desejo, Shenlong fica exausto e precisa entrar em um sono reparador para descansar e recuperar suas energias. Como sua energia está ligada às Esferas do Dragão, ele encontra seu lugar de descanso dentro delas.

No final de GT, as Dragon Balls se fundiram com Goku, o que sugere que ele também pode ter experimentado um tipo de sono metafísico. Embora não haja uma explicação oficial sobre o paradeiro de Goku, as evidências apresentadas em vários animes e mangás sugerem que essa pode ser a melhor explicação que os fãs terão.

Confira também:

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.