Anime

Entenda por que Record of Ragnarok foi banido na Índia

Record of Ragnarok apresenta deuses de diversas mitologias como Zeus, Thor e Shiva, o Deus da Destruição do hinduísmo. O anime retrata Shiva como um homem jovem, cheio de energia e musculoso. Porém, muitos hindus não gostaram da forma que Shiva foi retratado, por isso Record of Ragnarok foi banido do catálogo da Netflix da Índia.

Shiva no hinduísmo

Foto: Yumeta Company

Shiva é um dos três principais deuses do hinduísmo, que são conhecidos como Trimurti. A trindade divina é formada por Brahma (o Criador), Vishnu (o Preservador) e Shiva (o Destruidor). Shiva vive no Monte Kailash junto com a deusa Parvati, com quem teve dois filhos: Ganesha (o Removedor de Obstáculos) e Muruga (o Deus da Guerra).

De acordo com a mitologia hindu, Shiva é conhecido como o “Destruidor” porque ele destrói o mal existente da sociedade para criar um caminho mais próspero. A história dessa divindade se baseia diretamente na filosofia hindu do renascimento, uma ideia de que a criação segue o fluxo da destruição. Ele também é conhecido por destruir o ciclo do tempo para criar um novo ciclo cheio de possibilidades.

Shiva de Record of Ragnarok

Foto: Yumeta Company

No anime, Shiva é um homem com cabelo curto e desgrenhado, quatro braços e pele roxa. Na representação real, Shiva tem cabelo longo com um coque enrolado pra cima, usa uma pele de tigre em seu peito até a pélvis e possui quatro braços, mas dois deles ficam sobre repouso.

O anime também apresenta Shiva com cinco olhos, uma faixa dourada em sua cabeça e tatuagens azuis, que é bem diferente da representação tradicional. Além disso, outros aspectos tradicionais são omitidos como o Rio Ganges fluindo de sua cabeça, a cobra Vasuki enrolada em seu pescoço e a lua crescente em seu cabelo.

Originalmente, a pele de Shiva é azul escura e ele adora dançar, no hinduísmo, sua dança é chamada de Nataraja ou a Dança de Shiva. Ele é conhecido como o deus mais adorado e temido entre todos os deuses hindus.

O banimento de Record of Ragnarok na Índia

Foto: Coamix

Ao lado de Shiva, apareceram outras divindades do hinduísmo em Record of Ragnarok como Rudra, Vishnu e Parvati. Entretanto, a forma como o anime representou essas divindades não agradou os espectadores hindus.

Rajan Zed, presidente da Sociedade Universal do Hinduísmo, fez uma solicitação em outubro de 2020 para a Warner Bros. Japan e a Coamix (a editora de Record of Ragnarok) para parar de representar Shiva e outras divindades do hinduísmo de forma desrespeitosa. Na sua declaração, ele mostrou preocupação de que o público que não é hindu teria uma impressão errada do hinduísmo e suas divindades.

A reclamação não chegou ao ponto de cancelar a publicação do mangá de Record of Ragnarok, mas fez o anime ser banido da Netflix na Índia.

Confira também:

Siga o Nerd Hits no Google News para receber mais notícias.

Redação Nerd Hits

Conteúdo criado pela equipe do Nerdhits.com.br