Anime

Fã de Spy x Family é preso por compartilhar ilegalmente imagens online

Compartilhar

Pois é, rolou um drama com um amante de Spy x Family, que se deu mal ao ignorar as regras de direitos autorais da obra.

Segundo o Anime Senpai, um YouTuber de 52 anos, acabou atrás das grades no Japão por compartilhar nas redes imagens da série sem a devida permissão. Dizem por aí que o cidadão, todo espertinho, botou legenda e narração nos vídeos pra driblar as regras de direitos autorais e ganhar uma grana com anúncios.

Mas, como é sabido, cada empresa tem suas próprias normas, e parece que o camarada ultrapassou os limites de duas gigantes: Kadokawa e Nitoplus. Aí não teve jeito: foi preso por compartilhamento indevido de conteúdo de animes.

Fã de Spy x Family é preso por compartilhar ilegalmente imagens online

É normal vermos clipes de anime rodando por aí, mas a bagunça que esse YouTuber fez foi tão grande que não deu pra ignorar. O conteúdo ilegal compartilhado teve mais de 800 milhões de visualizações.

A CODA, um grupo de grandes empresas de mídia e entretenimento que batalha contra a pirataria, que liberou essa informação. Nomes pesados como Kodansha, Studio Ghibli e Toei Animation fazem parte da turma, e todos eles têm o trabalho pirateado o tempo todo, seja no YouTube ou em sites piratas.

Embora algumas empresas japonesas, como a CAPCOM e a Nintendo, sejam mais tranquilas com YouTubers que monetizam com seus conteúdos, os estúdios de Spy x Family não curtem essa ideia e mandaram o recado pra galera.

Nos EUA, os criadores de conteúdo do YouTube também passaram por algo parecido, mas nada tão grave. Diversos canais de reacts tiveram suas contas banidas por direitos autorais.

Apesar de ninguém ter sido preso ou multado, isso mexeu com a monetização de muitas pessoas. Ainda rola a dúvida se esses vídeos de reacts são obras de arte legais ou se são pirataria.

Por fim, mesmo que a prisão do YouTuber tenha rolado do outro lado do mundo, serviu de alerta pra galera que curte usar material protegido por direitos autorais sem autorização.

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz