Anime

Goku não é a personificação de Dragon Ball, mas sim o Mestre Kame

No universo de Dragon Ball, é comum que os heróis enfrentem vilões cada vez mais poderosos. Isso acaba exigindo que os heróis também fiquem mais fortes para vencerem as batalhas. Goku é um dos personagens mais cativantes da série, mas tudo o que o torna especial, na verdade, vem do seu mestre, o famoso velhinho tarado.

Durante o torneio o primeiro Torneio Mundial de Artes Marciais exibido, o Mestre Kame se disfarça de Jackie Chun para garantir a derrota de Goku e Kuririn. Ele queria ensinar a seus alunos a lição de que sempre haverá oponentes mais fortes e que eles nunca devem ser muito confiantes.

Foto: Toei Animation

Essa lição, por mais que muitos não concordem, é a verdadeira personificação do que Dragon Ball realmente é. A série sempre terá inimigos mais fortes, mas é justamente isso que mantém os fãs presos à história. Goku nunca está satisfeito com o quão forte ele é. Na verdade, ele está sempre procurando por alguém mais poderoso para lutar. Em outras palavras, se não fosse pela intervenção do Mestre Kame, Goku talvez não tivesse adotado essa filosofia essencial.

De fato, em um momento anterior do mesmo torneio, Mestre Kame usou um ataque tão forte contra Goku que ele quase desistiu. Foi por causa da sua transformação em Grande Macaco que ele não abandonou tudo. Apesar de Goku ser um dos heróis mais fortes da série, ele era tão humano quanto todos no começo.

Por fim, o Mestre Kame não só representa o tema principal de Dragon Ball, mas também pode ser visto como o responsável por transformar Goku no que ele é hoje. O Eremita representa melhor os temas e mensagens de Dragon Ball do que Goku, já que foi o responsável por ensinar a lição mais valiosa da obra: nunca desistir.

Confira também:

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz