Anime

Naruto: O massacre do clã Uchiha tem justificativa?

Muitos personagens de Naruto encontraram justificativas diferentes para continuarem lutando em várias guerras sem fim, que resultaram em grandes tragédias como o massacre do clã Uchiha. Por causa da revolução que os Uchihas estavam armando, os líderes de Konoha viram esse clã como uma grande ameaça. Mas será que não tinha uma forma de alcançar um termo de paz sem aquele massacre?

Desde o ataque da Raposa de Nove Caudas em Konoha, os líderes da vila começaram a suspeitar do clã Uchiha. Então os membros do clã foram obrigados a se mudar para uma vizinhança afastada do centro da vila para serem monitorados. Entretanto, toda essa descriminação alimentou o ódio dos Uchihas contra a sua vila.

Embora o clã fosse um dos fundadores originais de Konoha, eles foram completamente excluídos e retirados da ordem de poder. Fugaku Uchiha, com a ajuda de seus colegas, começou um plano de revolução para tomar o poder dos líderes que os excluíram. Porém, o filho de Fugaku, Itachi, agiu como um agente duplo para Konoha e os Uchihas na tentativa de impedir a revolução de seu clã.

Os líderes de Konoha esconderam a verdade do massacre

Foto: Pierrot

O medo que as pessoas têm sob o clã Uchiha existe desde a época de Hashirama e Madara, que ocorreu antes da criação de Konoha. Todas as pessoas sempre temeram os Uchihas por causa de seu poder ocular, o Sharingan. Madara sabia que seu clã nunca seria aceito pelas outras pessoas mesmo que eles convivessem juntos.

Esse atrito entre os Uchihas continuou existindo até o clã inteiro ser massacrado. Os anciãos de Konoha estavam cientes do golpe de estado que o clã estava planejando graças a Itachi e eles acabaram com duas opções: massacrar todos os Uchihas ou tentar um acordo de paz.

Itachi estava cooperando contra o seu clã porque ele queria evitar esse golpe, que resultaria na morte de muitas pessoas inocentes. Entretanto, ele mesmo ficou encarregado de matar toda sua família e clã sob ordens dos superiores de Konoha. Considerando que os anciões não tentaram entrar em um acordo ou deter apenas os líderes da rebelião, fica claro que tinha algo a mais nessa questão.

O plano de Danzo

Foto: Pierrot

Os superiores da vila provavelmente excluíram os Uchihas de uma posição de poder e decidiram exterminá-los porque eles também temiam o poder do clã. Contudo, Danzo Shimura foi o principal responsável pelo massacre já que ele orquestrou tudo para ter o poder dos Sharingans sob o seu domínio.

O grande objetivo de Danzo era governar e proteger Konoha como Hokage mesmo que isso significasse tirar a vida de inúmeras pessoas. Portanto, ele manipulou Itachi para cometer esse massacre porque Danzo também era uma dessas pessoas que temiam e desejavam o poder dos Uchihas. Quando essa história foi revelada em Naruto, muitos fãs começaram a questionar a moralidade de Itachi por ter tomado essa decisão. Mas ele acabou virando um peão de Danzo e na sua mente não existia outra solução para impedir o ataque de seu clã.

Talvez fosse difícil para os anciãos e os Uchihas chegarem a um acordo naquele momento, mas o plano de Hiruzen Sarutobi para tentar entrar em um acordo de paz era a melhor opção. Ao matar o seu clã inteiro, Itachi evitou o conflito que ele temia para Konoha, mas, ao mesmo tempo, deu mais poder para Danzo. Os fãs têm a razão de questionar a decisão de Itachi porque nenhuma autoridade moral consegue justificar um ato genocida.

Confira também:

Todos os episódios de Naruto estão disponíveis na Crunchyroll. Naruto Shippuden e a sequência atual da série, Boruto: Naruto Next Generations, também estão disponíveis na plataforma.

Redação Nerd Hits

Conteúdo criado pela equipe do Nerdhits.com.br