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Os contínuos maus tratos aos animadores do MAPPA, explicados

As condições de trabalho no estúdio MAPPA estão se deteriorando à medida que os animadores expressam crescentes preocupações com longas horas de trabalho, baixos salários e excesso de projetos.

Destaques

O episódio da semana passada de Jujutsu Kaisen recebeu respostas mistas, com muitos fãs expressando satisfação com a ação, mas também preocupação com a queda na qualidade.

As condições de trabalho no estúdio MAPPA têm sido um tópico de discussão no mundo da animação, tanto entre o público quanto entre os próprios animadores que trabalham incansavelmente para criar séries episódicas de qualidade.

A decisão do MAPPA de assumir vários projetos de alto orçamento e ação está sendo questionada em comparação com outros estúdios de animação.

No mês passado, as condições de trabalho no MAPPA foram amplamente debatidas na comunidade de anime, à medida que vários animadores expressaram suas preocupações e, em alguns casos, seu descontentamento com as condições de trabalho no estúdio. Embora seja compreensível que os animadores se esforcem para entregar produções de alta qualidade, o MAPPA parece ter assumido mais do que pode lidar, colocando uma carga excessiva sobre sua equipe.

Nos últimos episódios de Jujutsu Kaisen, muitos fãs ficaram céticos em relação à qualidade da animação e até questionaram se o produto estava realmente finalizado antes de ser exibido na televisão. Embora as cenas de ação tenham sido intensas e empolgantes, a qualidade da animação em si foi motivo de debate. Rumores sobre acordos de confidencialidade, más condições de trabalho e até casos de exaustão se espalharam, e a culpa foi direcionada para os animadores.

Rumores de acordos de confidencialidade e condições de trabalho precárias

No dia 30 de setembro, surgiram rumores nas redes sociais de que os animadores de Jujutsu Kaisen foram obrigados a assinar acordos de confidencialidade que os impediam de fazer comentários negativos sobre a produção. Isso aconteceu em um momento crítico, quando os fãs começaram a notar uma queda na qualidade e expressaram suas preocupações publicamente. Embora seja comum que estúdios de anime enfrentem prazos rigorosos e horas extras, alguns animadores alegaram estar trabalhando seis ou sete dias por semana, com jornadas médias de cerca de 12 horas por dia.

Após o episódio 14 de Jujutsu Kaisen, o diretor do episódio, Hokuto Sadamoto, divulgou uma declaração expressando sua insatisfação com o produto final. Inicialmente, Sadamoto preferia não ser creditado por seu trabalho no episódio, mas seu nome vazou e ele recebeu duras críticas. Ele lamentou não ter conseguido concluir os 250 cortes necessários em duas semanas, o que sugere que os prazos rigorosos afetaram a qualidade do trabalho.

Um exemplo das condições de trabalho desfavoráveis no MAPPA é o filme Jujutsu Kaisen 0, uma produção de 105 minutos que serve como prequela para a série. Apesar de seu sucesso financeiro, arrecadando bilhões de ienes nas bilheteiras do Japão e milhões de dólares em todo o mundo, o filme foi concluído em apenas quatro meses, em oposição ao período típico de dois a três anos para uma produção desse tipo.

Preocupações dos animadores do MAPPA

Em um tweet agora excluído, o animador @JMulli02, que trabalhou em produções anteriores como Zombie Land Saga R, MagiReco e Priority Egg, vazou essas alegações, embora não tenha mencionado diretamente o estúdio em questão. No entanto, ficou claro que ele se referia ao MAPPA Studios, e vários outros animadores também compartilharam experiências semelhantes. Um colega animador, Honehone, afirmou que os executivos do MAPPA parecem se preocupar apenas com o produto final, deixando os animadores lidarem com prazos impossíveis, sem oferecer melhorias significativas.

O CEO do MAPPA parece não ter aliviado a situação, expressando o desejo de aumentar a produtividade para competir com outros estúdios de animação de alto nível. Ele afirmou que deseja lançar animes de alta qualidade em tempo recorde, o que praticamente confirma a pressão sobre a equipe. Comparar o MAPPA com estúdios como Kyoani e Ufotable gerou indignação nas redes sociais, já que muitos destacaram o compromisso desses estúdios em treinar sua equipe adequadamente e oferecer salários dignos.

Arai Kazuto, diretor e storyboard do episódio 13 de Jujutsu Kaisen, revelou que a equipe solicitou um adiamento ao comitê de produção, mas teve o pedido negado. Alguns episódios foram supostamente produzidos poucas horas antes da transmissão, o que destaca problemas nos padrões de produção. Infelizmente, os animadores são os que mais sofrem com essa situação, enquanto os executivos continuam a lucrar.

Como o MAPPA pode melhorar as condições para os animadores

A principal razão para as condições precárias dos animadores do MAPPA parece ser o grande número de projetos que o estúdio assumiu em um curto período. Em apenas 12 anos, o MAPPA se responsabilizou por séries como Attack on Titan, Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen, Vinland Saga, Zombie Land Saga Revenge e Hell’s Paradise: Jigokuraku. Esses projetos, por si só, seriam um grande desafio para um estúdio em uma década, mas o MAPPA aceitou todos esses títulos nos últimos três anos, sobrecarregando sua equipe.

Um segundo passo importante seria oferecer treinamento adequado e melhores salários aos animadores. Se o MAPPA realmente deseja competir com estúdios como Kyoani, é fundamental fornecer salários dignos e oportunidades para que seus animadores se aprimorem e se tornem profissionais eficientes a longo prazo. Críticas públicas sobre os baixos salários e a falta de treinamento adequado foram feitas por animadores veteranos, como Hisashi Eguchi, e ex-funcionários do MAPPA, como Mushiyo, que ressaltaram a ênfase no trabalho excessivo.

Por fim, os executivos do MAPPA precisam estudar o ambiente de trabalho de seus concorrentes para entender o que cria uma atmosfera de trabalho positiva e bem-sucedida. Embora seja comum enfrentar desafios temporários para entregar animes de alta qualidade, o MAPPA parece ter elevado esses desafios a um patamar insustentável. Restaurar prazos realistas e permitir que os animadores descansem adequadamente, mesmo que isso signifique atrasos para aperfeiçoar um episódio, é crucial. Caso contrário, os verdadeiros sacrifícios serão feitos pelos animadores, enquanto os executivos continuam a colher os lucros.

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Redação Nerd Hits

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