Anime

Principal site de pirataria de anime na China é desativado: Saiba quanto o dono recebeu

As autoridades da China tomaram medidas legais contra quatro pessoas suspeitas de envolvimento na administração de um popular site pirata de distribuição de anime japonês, de acordo com a Divisão Antipirataria de Tóquio, no Japão, em 28 de março.

A Content Distribution Overseas Association (CODA), que busca punir a violação de direitos autorais no exterior de conteúdo produzido no Japão, apresentou uma queixa contra o site às autoridades de Pequim. A China trabalhou para fechar o site ilegal de distribuição de anime com base no pedido do Japão.

Segundo o CODA, o site em questão era o “b9good“, que iniciou em 2008 . Segundo a associação, o site era uma das maiores fontes de pirataria de anime em todo o mundo.

As autoridades detiveram um homem de 33 anos que vivia na cidade de Chongqing e o libertaram sob fiança após uma investigação, disse a Divisão Antipirataria. As autoridades também tomaram medidas contra três outras pessoas na faixa dos 30 anos residentes na China por suspeita de envolvimento na administração do site.

Entre março de 2021 e fevereiro deste ano (período de cerca de dois anos), o site pirata de anime “b9good” recebeu mais de 300 milhões de visitantes, e o suspeito que morava em Chongqing recebeu uma receita líquida de 120 a 140 milhões de ienes (cerca de R$ 5 milhões), explicou o CODA. As principais produtoras do Japão, como a TV Tokyo, Toei Animation e TOHO, estavam entre as empresas que emitiram o pedido ao CODA para tomar medidas legais contra o site.

O produtor e distribuidor TOHO disse que “continuará a dar uma resposta firme a atos de violação de direitos autorais”.

O combate a pirataria de anime também foi um assunto quente no Brasil recente, pois o popular site Better Anime foi encerrado por motivos de direitos autorais. Em fevereiro deste ano, a Polícia Civil havia cumprido um mandado de busca e apreensão na casa de um estudante de 22 anos, em Arapiraca (AL), suspeito de praticar crime de pirataria e foram retirados do ar sites com conteúdo ilegal, segundo a nota da polícia, “os dois maiores sites de pirataria digital em anime” (via jbox).

Confira também:

Siga o Nerd Hits no Google News para receber mais notícias.

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.