Anime

Quando Naruto se passa? Exploramos a linha do tempo da série!

Naruto, a série que conquistou corações pelo mundo, é sempre um prato cheio para debates e especulações. Entre as discussões mais fervorosas, a linha do tempo da trama, criada por Masashi Kishimoto, está no topo da lista.

Vamos ser honestos, Naruto não é real, né? Os lugares, a infraestrutura, tudo grita “ficção”! Mas mesmo assim, Kishimoto semeou diversas referências à história da humanidade que são bacanas de investigar.

A série não tem uma linha do tempo precisa, as datas exatas dos eventos não são dadas. Mas, pelos eventos que acontecem, dá pra perceber um certo desenvolvimento do mundo e como ele chega aos pontos críticos da história.

Reprodução: Naruto

Quando a gente conhece Naruto, Konoha tá nas mãos do Terceiro Hokage, Sarutobi Hiruzen, no seu segundo mandato, já que o Quarto, Minato Namikaze, tinha morrido ao selar Kurama no seu filho. Esses eventos já são o resultado de muita coisa que rolou antes na história.

Pensa só: Madara Uchiha sendo derrotado por Hashirama Senju, seus planos de vingança, Obito Uchiha perdendo o Sharingan (que depois foi pro Kakashi) e a morte de Rin, Minato e Kushina Uzumaki se sacrificando pra deter Kurama, o massacre do Clã Uchiha – tudo isso rolou antes de a gente começar a acompanhar o personagem Naruto.

A série se passa num mundo 100% fictício, criado por Kishimoto, mas mesmo assim, ele se inspirou muito na vida real pra criar esse universo. O Japão de séculos atrás é uma grande influência, principalmente na parte dos ninjas, armas e designs.

Reprodução: Naruto

Mas também tem muita coisa moderna. Kishimoto já disse que muitos elementos de Konoha foram inspirados no Japão dos anos 80, algo que a gente percebe nos quartos de Naruto e Sasuke, por exemplo. Kakashi até aparece usando tecnologia sem fio, mostrando essa mistura de velho e novo, que fica ainda mais forte em Boruto, com laptops e chamadas online.

Os experimentos malucos de Orochimaru também destacam essa mistura de influências na história de Kishimoto. Mesmo sendo um mundo único, com sua própria história, é inegável que existem muitas referências à nossa realidade.

Embora a linha do tempo da série seja meio complicada de estabelecer, é importante lembrar que tudo acontece num universo totalmente criado por Kishimoto, sem conexão com nossa história real. Naruto tem sua própria realidade, com seus próprios eventos históricos, mas com várias pitadas de nossa história real.

Para aqueles interessados em mergulhar mais fundo no universo de Naruto e acompanhar as novas aventuras na série Boruto, todos os episódios estão disponíveis na plataforma de streaming Crunchyroll.

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz

Tags: naruto