Anime

Um enredo de Pokémon abandonado teria explicado um mecanismo misterioso

O anime Pokémon é conhecido por explorar aspectos de seus jogos com mais detalhes, mas um caso que tinha um grande potencial de aproveitamento foi simplesmente esquecido.

No spin-off Pokémon Chronicles, um episódio mostra o Professor Oak sendo sequestrado por Butch e Cassidy da Equipe Rocket, a mando do cientista Dr. Namba. O Dr. Namba, então, deseja que Oak revelasse tudo sobre o Pokérus, um vírus que infecta Pokémon e os faz evoluir mais rapidamente.

A princípio, o cientista resistiu, dando apenas informações básicas e suportando uma suposta técnica de tortura. Por fim, Tracey e o velho amigo de Ash, Ritchie, salvaram Oak, que decidiu pesquisar mais sobre o Pokérus. Infelizmente, o assunto nunca mais foi mencionado.

Nos games, o Pokérus é uma condição rara que pode ser adquirida ao entrar em contato com um Pokémon já infectado, geralmente selvagem. Ele se espalha pelo grupo do jogador e duplica os “Valores de Esforço” ganhos nas batalhas, aumentando as estatísticas dos Pokémon mais rapidamente.

A Equipe Rocket queria usar o Pokérus no seu “Pokémon Power Acceleration Project”, embora nos jogos ele não acelere a evolução dos Pokémon.

Um arco envolvendo os planos da Equipe Rocket para o Pokérus poderia ter sido interessante, mas o que mais frustra é o Professor Oak nunca retomar o assunto no anime. O Pokérus é descrito como uma “forma de vida microscópica”, e Oak menciona que é um híbrido de Pokémon e vírus.

Afinal, será que o Pokérus é um Pokémon, um vírus ou algo completamente diferente? Com Pokémon de todos os tamanhos e formas, por que não um microscópico? O tema merecia uma exploração mais profunda, mas acabou sendo completamente esquecido.

A única vez que o Pokérus aparecem no anime é neste episódio, mesmo continuando presente nos jogos desde sua introdução. Mas e aí, você acha que a franquia deveria explorar melhor este tema?

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz

Tags: pokémon