Anime

10 provas de que o mundo real e o mundo de Naruto são a mesma coisa

O mundo real e o de Naruto possuem drásticas divergências, mas será que eles são iguais em alguma coisa? Veja abaixo as 10 melhores semelhanças que o nosso mundo tem com essa série incrível!

As crianças têm inseguranças sobre si mesmas

10 provas de que o mundo real e o mundo de Naruto são a mesma coisa

As mudanças do crescimento sempre farão as crianças e adolescentes carregarem inseguranças sobre si mesmos. Acompanhar as tendências do mundo em que vivem não é uma tarefa fácil, ainda mais na vida de um jovem, onde tudo muda de segundo em segundo.

Da mesma forma que o mundo real tem esse problema, o universo de Naruto também carrega seus próprios tipos de inseguranças. Sakura, por exemplo, achava que tinha uma testa enorme e que era desprovida de jutsus sofisticados. Já Neji estava sempre chateado porque pensava que era uma marionete da casa principal dos Hyuuga. Os ninjas, assim como nós, nem sempre lidam com as turbulências da vida com sorriso no rosto.

A guerra cria órfãos

Este é um exemplo idêntico que reflete à desumanidade do mundo. O universo de Naruto e o nosso carregam muitas divergências, mas também semelhanças drásticas que refletem à dor e ao sofrimento. Guerras, por mais simples que sejam, só geram mais dor e sofrimento, e não tem como evitar essas consequências. Da mesma forma que Naruto, nosso mundo abriga uma quantidade imensa de crianças que perderam seus pais por causa de algum conflito.

Iruka e o próprio Naruto são exemplos de pessoas que perderam sua família em decorrência de conflitos. Vale lembrar, todavia, que eles não são os únicos.

O trabalho duro supera o talento natural

Alguns ninjas em Naruto já nascem beneficiados de um sangue poderoso, como é o caso dos Uchiha e alguns outros clãs, por exemplo. Enquanto estes treinam muito pouco para se tornarem poderosos, existem outros ninjas que dão tudo de si para alcançarem o mesmo poder que a classe privilegiada. A segunda categoria, infelizmente, não recebeu a mesma atenção na série quanto a primeira.

O mundo real, claro, também tem essa divisão do fácil e do difícil. Enquanto alguns nascem com a predisposição para se tornarem grandes artistas e engenheiros, outros têm que batalhar duro para desenvolverem seu potencial. E o perdedor não é aquele que avança na vida mais lento que o outro, e sim aquele que desiste no meio do caminho em decorrência dos desafios.

A fama demora para vir

Para alguns, a fama é algo que vem da noite para o dia. Mas, falando em um contexto geral, nenhuma pessoa vai chegar aos holofotes sem nunca ter trabalhado para conseguir atenção. Naruto Uzumaki, por exemplo, sonhou a vida inteira em se tornar um Hokage, mas isso não aconteceu da noite para o dia. Para estar na posição em que está, ele teve que trabalhar duro e conquistar a confiança dos habitantes da Vila Oculta da Folha. Em outras palavras, todo presente que veio para ele é simplesmente fruto de um trabalho árduo e de anos de dedicação.

O bom resultado vem apenas depois do bom desenvolvimento

O ser humano não é perfeito, logo está apto a errar em tudo. Às vezes, tentamos contornar certo erro com o treinamento adequado, que visa nos fortalecer com intuito de superar certo obstáculo da vida. Ou seja, bons resultados nunca vêm de primeira, e o tempo e dedicação é essencial no meio do caminho. Naruto não aprendeu o Rasengan na primeira vez que utilizou a técnica. Ele precisou treinar para aperfeiçoar a técnica e, durante muitos anos, usou um clone como ajudante no processo. É claro que o Naruto poderia desistir no caminho. No entanto, ele resolveu treinar e hoje é um mestre em várias artes ninjas.

Todos precisamos de mentores

Ninguém nasce com todo conhecimento necessário para lidar com os obstáculos da vida. Ter alguma pessoa do lado, seja ela a mãe, o pai, ou professor é essencial para o nosso desenvolvimento, seja ele intelectual, social, ou até mesmo espiritual. E mesmo que nós fiquemos anos estudando, nunca conseguiremos responder tudo, afinal, ninguém é onisciente. O conhecimento não termina no ensino médio ou na faculdade. Na verdade, ele começa quando nós abrimos nossa mente para ele entrar e, esse processo, por sua vez, se torna muito mais fácil com alguém ao lado guiando nossos passos.

Um falecido nunca nos deixa verdadeiramente

A morte é algo que não temos como evitar. Desde o nosso nascimento, sabemos que um dia a morte chegará aos nossos pés, mas lidamos com essa informação da maneira mais natural possível. Chorar ao leito de um ente querido falecido é algo que praticamente todo ser humano faz quando sente muita tristeza ou abdicação à morte dessa pessoa. No entanto, muitos aprendem a conviver com essa dor e honram a figura da pessoa falecida através da memória. Figuras como: Hiruzen, Neji, Jiraiya e de muitos outros ninjas ainda continuam intactas na mente de alguns personagens de Naruto, o que faz eles sempre serem relembrados na série.

Grandes líderes possuem um lado obscuro

Não existe líder perfeito. É muito comum que governantes cometam erros simples ou graves. O Tsuchikage, por exemplo, contratou a Akatsuki no passado para alguns serviços. Já Hiruzen não cuidou o suficiente do pobre Naruto. Estes erros, embora simples para alguns, não refletem às veracidades do mundo real, uma vez que estas são ainda piores.

A tradição e a evolução criam conflitos

No mundo de Naruto, o estilo original de arte ninja está sendo ameaçado com o surgimento das armas tecnológicas. Já vimos em Boruto braços mecânicos, olhos biônicos e todo tipo de ferramenta de última geração. É claro que o avanço tecnológico é bom por muitos motivos, porém pode ser um obstáculo àquelas pessoas que seguem à risca sua tradição ou um englobado de conceitos primitivos.

A dor só gera mais dor

Um ponto forte que Naruto apresentou durante sua franquia é a dor encarada por seus personagens. Um conflito nunca é inapto de receber consequência, e esses danos causados por ele, por sua vez, afetam muitas pessoas. Mais para cima nós falamos um pouco sobre como a guerra afetou os órfãos, mas aqui falaremos especificamente sobre a dor.

A história de Naruto criou vilões que foram afetados pelas guerras, onde muitos mudaram sua ideologia e deram início a um ciclo vicioso de dor com intuito de trazer a paz. No entanto, ao invés de tentarem a paz com palavras, muitos optaram em seguir o pior caminho que estavam a sua escolha. No início, Yahiko queria construir um mundo sem dor através de ações pacíficas, mas uma emboscada fez esse plano cair por água abaixo e remodelou o pensamento de Nagato, que passou a ver o mundo como um lugar sem salvação. Contudo, Naruto encerrou o ódio de Nagato com apenas palavras, o que nos leva a pensar: Será que o poder da fala é mais forte que o das armas? Claro, Naruto é um anime, mas se todos no mundo resolvessem alguns de seus problemas como Naruto Uzumaki, tudo seria ainda melhor para todos.

Confira também:

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz

Tags: naruto