Anime

5 formas de como Dragon Ball impactou significativamente a indústria dos animes

Dragon Ball enriqueceu a cultura shonen de uma forma inigualável desde sua criação, em 1984. Claro, ele não foi o único colaborador para o desenvolvimento da indústria dos animes, mas foi um dos principais responsáveis em fazê-la crescer.

Abaixo você pode conferir 5 formas de como Dragon Ball impactou o gênero shonen.

5 – Aumento dos poderes:

5 formas de como Dragon Ball impactou significativamente a indústria dos animes

Dragon Ball se destacou por volta dos anos 90 pela forma de como desenvolveu os poderes de seus guerreiros. São diversas transformações durante a série para os Saiyajins e inúmeros power-ups para os humanos que lutam ao lado deles. Essa influência pode ser vista até hoje em Hunter x Hunter, Naruto e diversos outros mangás.

4 – Habilidades reconhecidas mundialmente:

Você pode não ter assistido ou lido Dragon Ball, mas tenho certeza que já ouviu o “kamehameha” de Goku em algum lugar. Essa técnica possui popularidade mundial e é quase impossível que um país não a reconheça.

3 – O nível de suas batalhas:

À medida que Dragon Ball foi se desenvolvendo, inimigos mais poderosos apareceram, o que causou um aumento abrupto de poder na época. Esse aumento drástico de poder decorrente de cada nova saga pode ser visto até hoje com frequência.

2 – Introduziu um penteado único ao universo shonen:

Quando Toriyama criou o primeiro esboço de Goku em meados de 1984, ele não tinha quase nenhuma referência de outros shonen e por isso precisou inovar sua obra-prima com ideias próprias.

O penteado pontudo de Goku foi uma dessas inovações, pois é usado até hoje nas continuações de Dragon Ball e por diversos mangakás. Claro, cada autor tem um estilo único de criar o cabelo de seus personagens, mas, de certa forma, a maioria deles apenas desenvolveu a base criada em 84 por Toriyama.

1 – Moldou a estrutura básica de um protagonista shonen:

Antes de Dragon Ball vir à tona, a estrutura básica do gênero shonen era séria e raramente colocava uma criança como protagonista. Quando Goku chegou às telas, ele era apenas uma criança e tinha uma personalidade um tanto quanto cômica. Na verdade, Goku não era um piadista profissional, mas a i

Esse visual de criança e cômico aliviou a pressão da época e influenciou diversos autores a criarem seus personagens com base no pequeno Goku.

Confira também:

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz