Anime

A habilidade de copiar jutsus do Sharingan é bastante apelona e te explicaremos porquê

O Sharingan é um dos Três Grandes Doujutsu que existem em Naruto. Ele é o olho que praticamente todos os Uchiha têm e que causou muitos problemas e mortes na série.

Embora não seja a técnica principal do Sharingan, a habilidade de copiar jutsus é uma das primeiras que o usuário ganha do olho.

Apesar de não ser um Uchiha, Kakashi Hatake copiou inúmeros jutsus com o Sharingan que recebeu de Obito. O sensei do Time 7 ficou tão famoso com o olho vermelho que recebeu o apelido de “O Ninja Copiador”, bem como “O Ninja dos Mil Jutsus”. 

A habilidade de copiar jutsus do Sharingan foi deixada de lado assim que novos poderes e personagens chegaram às telas. No entanto, se Masashi Kishimoto, o autor de Naruto, deixasse que essa técnica reinasse em seu universo, as coisas certamente sairiam do controle em sua obra-prima.

Porque a habilidade de copiar jutsus do Sharingan é tão perigosa

A habilidade de copiar jutsus do Sharingan é bastante apelona e te explicamos o porquê (OK)
Foto: Pierrot

Todos nós sabemos que o Sharingan não pode copiar Kekkei Genkai. Entretanto, ele é capaz de copiar qualquer tipo de Ninjutsu, Genjutsu e também Taijutsu. Quem tem Kekkei Genkai em Naruto realmente se torna um ninja formidável, mas esses poderes passados pela genética não são necessariamente os mais poderosos da obra.

Diversos jutsus ninjas são poderosos e causam um enorme estrago quando atingem o inimigo. O Rasengan, por exemplo, é uma técnica criada por Minato Namikaze e não perdeu sua potência mesmo na Quarta Guerra Mundial Ninja. 

Se Kishimoto não tivesse removido parcialmente a habilidade de copiar do Sharingan, qualquer Uchiha na última guerra seria capaz de imitar o jutsu de Naruto Uzumaki – claro, em uma escala bem maior.

Foto: Pierrot

Em tese, Madara Uchiha também seria capaz de imitar os movimentos de Might Guy enquanto este estava no modo dos Oito Portões. Uma vez que Madara era o Jinchuuriki do Dez-Caudas, seu corpo certamente aguentaria a intensidade dos Oito Portões e não seria destruído no final. 

Em outras palavras, Masashi Kishimoto teve que deixar a habilidade de copiar do Sharingan de lado para que ela não atrapalhasse o desenrolar da série. O autor de Naruto diminuiu gradativamente essa habilidade à medida que o Clássico ia se desenvolvendo, tanto que Naruto Shippuden quase não apresentou essa habilidade novamente. 

Desde o princípio, provavelmente Kishimoto sabia que esse poder do Sharingan era bastante apelão. Portanto, isso o obrigou a reduzir o uso dessa habilidade ao ponto de deixá-la inexistente em Naruto Shippuden. 

Confira também:

Naruto Shippuden conta com 500 episódios e foi exibido entre os anos de 2007 e 2017. Shippuden é a sequência direta do Clássico e narra a evolução de Naruto Uzumaki, sobretudo o desenrolar da história através dos passos da Akatsuki.

A sequência de Naruto Shippuden é Boruto: Naruto Next Generations, série que narra a nova geração de ninjas do mundo shinobi, protagonizada por Boruto Uzumaki, filho de Naruto Uzumaki.

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz