Anime

Afinal, Itachi estava errado em exterminar todo o clã em Naruto?

Naruto Shippuden já encerrou há um bom tempo, mas o massacre do clã Uchiha continua como um dos assuntos mais discutidos entre os fãs da série. Itachi estava errado ou não?

Os níveis de moralidade variam de pessoa para pessoa, mas todos nós temos a inclinação geral de ver matar como errado.

Afinal, Itachi estava mais errado em exterminar todo o clã em Naruto?

Itachi Uchiha foi construído como um vilão e suas ações são tipicamente más. Durante a parte 1 da série, por exemplo, ele tortura Sasuke por 75 horas, o que dificilmente dá aos fãs espaço para argumentar sua inocência.

No entanto, Itachi tem todas as qualidades que qualquer pessoa pode admirar: Ele é moralmente poderoso, calmo, intuitivo e inteligente. A história também mostra que Itachi foi exposto aos efeitos traumatizantes das guerras, tornando seu estado emocional um terreno fértil para a decisão que ele tomaria.

Itachi estava certo ou errado?

Itachi ESTAVA ERRADO em exterminar seu próprio clã, e Danzo é a chave na história para entendermos isso.

Danzo é um homem que pinga escuridão da cabeça aos pés: Ele orquestrou a morte de Yahiko, lidera uma divisão no subsolo, usa crianças e as treina de maneiras brutais e permite liberdade para Orochimaru. Danzo é um homem frio cujos anos de experiência o ensinaram a manipular as fraquezas dos outros. Nessa situação, Itachi não passa de um pedaço de bolo para ele.

Masashi Kishimoto usa Danzo para mostrar ao público que nada que esse homem faz está correto.

Quando Naruto e Itachi conversam, o Uchiha afirma que fez tudo por si próprio, e aconselha Naruto a não cometer os mesmos erros. Itachi tenta mostra os perigos da arrogância e que ele foi apenas uma vítima disso. Itachi claramente demonstra arrependimento pelo o que fez, o que mostra que ele não seguiu o caminho certo.

Por que as pessoas insistem que a história justifica os atos de Itachi?

A história minimiza os atos de Itachi Uchiha de várias maneiras. Por exemplo, Madara compara o ato de Itachi ao dever de um soldado, dando a impressão de que ele é um herói.

Além disso, o Hokage também agradece a Itachi por seu feito, o que também leva o público a aprovar. Mas o Hokage nunca foi a favor do massacre. Ele fez soar como se fosse um ponto a ser considerado, uma opção do tipo ‘último recurso’.

Então, sim, Itachi estava absolutamente errado no que fez. Seu caráter estava além da redenção assim que ele cometeu aquele ato. Dito isso, podemos presumir que é por isso que Kishimoto preparou o personagem para morrer ao invés de deixá-lo vivo.

Confira também:

Naruto Shippuden conta com 500 episódios, transmitidos entre 2007 e 2017. A série narra a história de Naruto e de seus amigos, tendo como foco a Akatsuki, a principal vilã da série. 

Naruto está disponível na Crunchyroll, assim como Boruto, sua sequência direta.

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.