Anime

Afinal, o que Akira Toriyama fez em Dragon Ball GT?

Dragon Ball Z de Akira Toriyama encerrou em 1996 com seus 291 episódios, mas uma semana após a sua finalização, veio a sequência não-canônica para ele, Dragon Ball GT, criado pelo estúdio Toei Animation com envolvimento de Toriyama.

Os acontecimentos de Dragon Ball GT se passam 10 anos após Dragon Ball Z, onde Goku vira criança e precisa reunir  as Esferas do Dragão Negras. Apesar de não ser uma história escrita por Toriyama, ele de fato teve alguma participação direta com o  desenvolvimento do anime, mas o que ele fez exatamente?

O que Akira Toriyama fez em Dragon Ball GT

Afinal, o que Akira Toriyama fez em Dragon Ball GT?
Foto: Toei Animation, Akira Toriyama

Akira Toriyama ficou responsável por supervisionar Dragon Ball GT e ele forneceu alguns traços próprios para a obra. Ele participou com dicas iniciais, designs de personagens, ambientes e objetos e deu o título da série. Ele disse que “GT” vem da terminologia automobilística Gran Turismo.

Além disso, diferentemente do público, é revelado que Toriyama gostou muito do trabalho de sua equipe em Dragon Ball GT. Ele chamou os animadores de “excelentes” e elogiou Katsuyoshi Nakatsuru em particular, por ter mantido o mesmo estilo dele em seus desenhos e também por ele ter criado o Super Saiyajin 4.

Mas, apesar desse envolvimento, Toriyama não escreveu a história, e ele mesmo considera o GT como “uma grande história paralela de Dragon Ball Original”, portanto, é um erro considerar Dragon Ball GT uma parte canônica da franquia.

20 anos após o epílogo de Dragon Ball Z, veio Dragon Ball Super, dessa vez uma série canônica onde Akira Toriyama não estava mais supervisionando, mas sim liderando o time. Ele escreveu o esboço geral e ainda continua desenvolvendo o mangá da obra. Mesmo com seus 67 anos atualmente,  Toriyama ainda não se aposentou e continua firme em seus projetos, embora ele tenha passado a caneta e o papel para Toyotaro, o atual ilustrador de Dragon Ball Super.

Confira também:

Todos os animes de Dragon Ball estão disponíveis em português na Crunchyroll, com exceção de Dragon Ball GT que está disponível apenas em inglês.

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.