Anime

Afinal, o que significa “Kawaii” no universo otaku?

Um mangá/anime kawaii é um estilo de obra muito ampla na cultura japonesa. Personagens como Hello Kitty, Zero Two e Konata são exemplos claros de kawaii na animação japonesa.

Mas afinal, quando surgiu e o que significa kawaii?

Afinal, o que significa kawaii no universo otaku?

O termo kawaii surgiu e começou a ganhar um grande destaque por volta dos anos 70, no Japão, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Tudo isso começou graças a um movimento de caligrafia, em que os jovens da época começaram a utilizar lapiseiras para decorar seus desenhos com corações

A palavra kawaii significa “adorável” ou “fofinho”. Os japoneses são os que mais utilizam o conceito kawaii em seus trabalhos, utilizando o elemento em mangá, anime, arte, música, moda e em diversas outras coisas.

Surpreendentemente, uma grande parte da população japonesa adota o kawaii e o transforma em uma espécie de estilo de vida. Assim, transformando cada pequeno detalhe da vida em momentos mais adoráveis e legais.

Utilizar o kawaii no dia a dia se tornou algo tão comum que diversas escolas do Japão proibiram esse estilo dentro.

Ser kawaii é a mesma coisa que ser otaku?

Não. Enquanto kawaii é um termo relativo a coisas adoráveis e fofas, otaku é um termo que se refere a uma pessoa que ama de forma obsessiva a cultura japonesa. Geralmente, um otaku é aquele que gosta de ler mangá, ver anime ou que gasta seu tempo ou dinheiro com qualquer outra coisa da cultura japonesa.

No Japão, ser considerado otaku é um tanto quanto ofensivo, pois as pessoas pensam que quem adota esse termo para vida pessoal gasta excessivamente seu tempo e dinheiro com coisas relacionadas a este estilo.

Confira também:

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz