Categorias Animes

Dia do Goku: Entenda por que ele é celebrado no Japão

No Japão, Goku é muito mais do que um simples herói de Dragon Ball, e sim uma figura que representa o país. Embora o mundo todo goste de Goku, Japão é um dos países que mais valorizam seu ícone, tanto que eles criaram um dia único para lembrar do Saiyajin mais forte, o dia de Goku.

Antes de mais nada, vale lembrar que o dia de Goku não é uma invenção dos fãs, mas sim uma data oficializada pelo governo, ou seja, um feriado nacional. O dia de Goku acontece em todo 09/05 desde 2015. Em 2021, completará 6 anos que essa data existe no país oriental.

Mas por que ela existe?

Em 2015, a Toei Animation realizou um pedido de oficializar essa data à Associação Japonesa de Aniversário, visto que a franquia de Dragon Ball iria completar 30 anos e o filme Dragon Ball Z: Ressurreição de Freeza viria à tona.

O órgão do governamental oficializou o pedido e, desde então, anualmente, os fãs nos surpreendem com diversos tipos de artes. Por ser uma data histórica em todo universo shonen, é óbvio que ela atravessaria o Oceano Pacífico e inundaria os países ocidentais.

Por que especificamente esse dia?

Assim como os EUA, o Japão coloca o mês antes do dia, logo a data certa seria 05/09. Em japonês, o número cinco se pronuncia “Go” e o nove “Ku”. Go + Ku = protagonista de Dragon Ball, certo?

A data já existia no anime muito antes:

Foi uma cortesia do governo japonês aceitar a data, mas ela já era algo que existia muito antes disso em Dragon Ball. O mangá e o anime mostraram essa referência ao nome de Goku nesta jaqueta em que ele está usando.

Também é o dia do Piccolo Daimaoh:

Piccolo Damaioh foi um dos piores antagonistas de Dragon Ball Clássico, mas nem por isso ele estaria fora daqui. Ao que indica, o dia 09/05 também é Dia do Piccolo Daimaoh, pai de Piccolo, amigo de Goku.

Você sabia dessas informações sobre esse dia épico? Um comentário sempre é bom. Em seguida veja também:

Compartilhar
Publicado por
Matheus Gimenez

Este website utiliza cookies para melhorar sua experiência.