Anime

Entenda o motivo pelo qual Dragon Ball não foi considerado “Big Three” dos animes

Dragon Ball marcou a infância de muitos que estão lendo este post e certamente foi a porta de entrada para outros animes, como Naruto, Bleach e One Piece. Embora seja uma das maiores séries shounen do mundo, Dragon Ball infelizmente não é considerado um “Big Three”. Para quem não sabe, o termo Big Three no mundo dos animes refere-se às obras que marcaram uma geração inteira e que inspiraram outros trabalhos do gênero shounen.

Esse grupo é formado por nada mais nada menos que Naruto, One Piece e Bleach. Contudo, se Dragon Ball também marcou gerações, por que ele não está nesse mesmo grupo?

O motivo pelo qual Dragon Ball não é um Big Three

Entenda o motivo pelo qual Dragon Ball não foi considerado um dos "Três maiores" animes

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o termo “Big Three” não é oficial — ele foi criado pelos fãs como uma forma de classificar suas obras shounen favoritas. Dito isso, não é como se Dragon Ball fosse menos importante que essas obras, já que ele continua popular até os dias atuais.

Alguns sugerem que Dragon Ball não esteja nesse grupo por causa da sua data de publicação. No Japão, os Big Three tiveram datas de lançamento relativamente próximas: o mangá de One Piece foi lançado em 1997, o de Naruto em 1999 e o de Bleach em 2001. Na América do Norte, One Piece foi lançado em 2002, Naruto em 2003 e Bleach em 2007, o que significa que estes títulos estavam na mente dos fãs de anime ao mesmo tempo.

Dragon Ball, no entanto, estreou e se consolidou no mercado shounen muito antes deles. A obra criada por Akira Toriyama foi lançada em 1984 e terminou de publicar seus capítulos em 1995, muito antes dos Big Three serem criados. Além disso, foi lançado na América do Norte em 1998. Em outras palavras, os fãs conheceram Dragon Ball muito antes de que qualquer Big Three, o que fez com que a série de Akira não fizesse parte desse grupo.

Enquanto Naruto, One Piece e Bleach dominavam o mercado ao mesmo tempo, Dragon Ball, mesmo sendo popular na época, já era um anime um pouco do passado e, por isso, seu hype não era tão grande. Atualmente, os “Três Grandes” já não são, de fato, dominantes, já que outras séries como Demon Slayer, Attack on Titan, Boruto, Jujutsu Kaisen conquistaram o público com suas histórias e personagens.

Confira também:

O anime de Dragon Ball Super está disponível na Crunchyroll. Enquanto isso, os capítulos do mangá saem todos os meses na Manga Plus.

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz

Tags: dragon ball