Anime

Naruto: 7 conexões históricas que o anime tem com ninjas da vida real

Além do belo enredo e de personagens bem trabalhados no universo de Naruto, um outro grande motivo que nos faz gostar mais ainda do anime é o fato de abordar grandes lutas, mágia, clãs e etc. Mas, por mais óbvio que pareça, talvez você não tenha notado um detalhe: esses e outros elementos de Naruto foram baseados nos ninjas da vida real!

Embora o continente em que a história se passa seja fictício, grande parte da série animada é realmente baseada em fatos reais. Pensando nisso, hoje nós listamos sete conexões entre Naruto e os ninjas da vida real que você certamente não percebeu. Confira abaixo:

1 – Espiões e mercenários

5 Conexões que Naruto tem com os ninjas da vida real e você não notou

No universo de Naruto, após um aluno se formar na Academia Ninja, ele passa a receber missões para ajudar a sua Vila. Dependendo do seu nível, as missões ficam mais difíceis, sendo elas classificadas em estágios. Por exemplo, o estágio Rank-S é um dos mais difíceis, onde os ninjas de maior patente recebem ordens de assassinato ou para o descobrimento de informações confidenciais.

Na vida real não era diferente. Antigamente os ninjas também eram contratados da mesma forma e com os mesmos objetivos. Além disso, eles também trabalhavam como guarda-costas, que inclusive foi uma das primeiras missões de Naruto na série.

2 – Eles eram divididos em clãs

O continente de Naruto é dividido em vários países ninjas, que são divididos em aldeias, e essas, por sua vez, são divididas entre clãs. Konoha, por exemplo, é lar do Clã Uchiha e do Clã Hyuuga, que são grandes famílias com suas próprias ideologias e características. A ideia não foge muito da realidade.

3 – Os ninjas eram vistos como mágicos

No Japão, na época dos ninjas, a maioria das pessoas não tinham quase nenhum conhecimento sobre eles. Geralmente aqueles que ficavam mais próximos eram pessoas importantes, que estavam sob a segurança dos ninjas. Por esse motivo, praticamente não existia interação entre ninjas e pessoas comuns e devido a isso, muitas das habilidades deles eram atribuídas a coisas “sobrenaturais”.

A maioria os enxergava como seres com poderes mágicos e é exatamente isso que Naruto aborda com os mais diversos Jutsus.

4 – Sistema de Classificação

O primeiro grande arco de Naruto é o do Exame Chunnin, onde os ninjas de nível Gennin disputam para alcançar a patente de Chunnin. O primeiro nível de todos é o Estudante, depois dele vem Gennin, Chunnin, e o Jounin que é o nível de Kakashi.

No mundo real o sistema é semelhante. Aqueles mais baixos eram enquadrados no seu nível enquanto o mesmo era feito com os ninjas de maior patente.

5 – Kunoich e Shinobi

Talvez você não lembre de nenhum momento em que os personagens de Naruto chamam um ao outro de ninja. Acontece que, ao invés disso, os homens se chamavam “shinobi”, e as mulheres “kunoichi”.

6 – Ninjas podem invocar animais

Os ninjas de Naruto podem invocar animais, mas os da vida real é um pouco diferente. Eles podiam usar animais para fins estratégicos, o que remonta ao fato de as pessoas acharam que eles tinham poderes e que podiam se comunicar com a natureza, submetendo animais a sua vontade.

7 – Kuji-kiri e os Selos de mão

Os selos de mão em Naruto permitem que os ninjas moldem seus chakras e realizam técnicas. Elas vão desde criar ataques de fogo à se multiplicar, ou até se transformar em um tronco. Mas por incrível que pareça, isso também tem base na realidade. Kuji-kiri é o nome desse uso de gestos com mãos e é visto em várias artes marciais.

De acordo com ela, as pessoas seriam capazes de atingir diferentes níveis de consciência se dominasse os selos de mão. Mas, claro que não vão ser capazes de criar um clone, não é mesmo!?

Em seguida veja também:

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.