Anime

O potencial desperdiçado de Gohan possui um significado muito profundo em Dragon Ball Super

Compartilhar

Gohan é o primeiro filho de Goku e, ao longo de Dragon Ball, acompanhamos de pertinho sua evolução. No começo, parecia que o personagem eventualmente superaria seu pai, visto que o próprio Goku havia afirmado que Gohan tinha um potencial oculto muito acima do normal. 

E, claro, a afirmação do protagonista ficou ainda mais nítida na saga Cell, em que Gohan foi capaz de derrotar o vilão com seu novo poder. Depois que despertou o Super Saiyajin 2, os níveis de Gohan subiram tanto que fizeram os fãs de Dragon Ball Z pensar que o filho de Goku seria o próximo protagonista da história. 

No entanto, não foi isso que aconteceu. De fato, no começo, a ideia de Toriyama era fazer Gohan substituir Goku, mas a chegada de Majin Boo mudou os planos do mangaká. Em vez de tornar Gohan o herói principal, Toriyama optou por fazer do personagem uma espécie de aluno exemplar. 

Gohan começou a frequentar mais a escola e criar amigos, negligenciando seu lado guerreiro. Contudo, para esquentar ainda mais o show, o personagem recebeu um novo “upgrade” depois que teve seu potencial oculto desbloqueado pelo Velho Kaioshin. 

Gohan e seu constante declínio

Foto: Toei Animation

Os fãs tinham grandes esperanças em ver Gohan utilizar tudo o que tinha em Dragon Ball Super, mas a sequência viu o papel de Gohan caindo ainda mais. Após a morte de Kid Boo, Gohan se concentrou em estudar e evoluir seu lado acadêmico, mas a chegada do Torneio do Poder novamente colocou o personagem às telas. 

No entanto, os seguintes arcos de história focaram mais uma vez em Goku e Vegeta, deixando Gohan para trás, e a razão pela qual Toriyama parecia relutante em dar a Gohan o que ele merecia é que o personagem representava um estereótipo muito comum: o workaholic. 

Foto: Toei Animation

Em suma, esse termo se refere às pessoas que se sacrificam pelo bem de suas carreiras. Geralmente, essas pessoas não têm medo de perder amigos ou até mesmo membros da família desde que estejam bem sucedidas no trabalho ou faculdade. 

Gohan se encaixa muito bem nessa categoria, pois vem abandonando progressivamente seu lado lutador para se dedicar aos estudos. E, para piorar ainda mais as coisas, parece que ele também está sendo um pai ausente, pois se esqueceu de pegar Pan na escola no filme DBS: Super Hero, conforme o que foi apresentado a nós pelo trailer. 

Não sabemos se essa conduta prevalecerá em Gohan no futuro de Dragon Ball Super, mas se o personagem não mudar, é certo que ele se tornará inferior até mesmo ao Yamcha. 

Confira também:

O anime Dragon Ball Super está em hiato, mas o mangá ainda segue em publicação, tendo novos capítulos lançados mensalmente. O anime está disponível na Crunchyroll. Enquanto isso, você pode acompanhar o mangá na Manga Plus. O novo filme estreia em 11 de junho no Japão.

Modificado em 10/06/2022 19:17

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz