A energia predominante no mundo de Hunter x Hunter leva o nome de Nen. Utilizando tal energia, os personagens da série são capazes de executar movimentos realmente poderosos e fantásticos, porém isso exige tempo e esforço. Veja abaixo 10 curiosidades inéditas sobre o Nen, a principal energia de Hunter x Hunter!
O Nen é o único e principal sistema de energia que existe em Hunter x Hunter. Ele é, em suma, a energia vital que cada usuário tem no corpo, mas para poder usá-lo, é necessário passar por um rigoroso treinamento. Após aprimorar seu Nen, cada usuário é capaz de realizar uma façanha diferente, mas apenas uma pequena parcela de pessoas conseguem poderes realmente fascinantes.
Para utilizar o Nen com perfeição, cada usuário deve aprender seus quatro princípios fundamentais, que são: Ten, Zetsu, Ren e Hatsu. Sem a informação necessária sobre estes princípios, o uso do Nen se torna praticamente impossível. O Ten é o fundamento que ensina o usuário a abrir sua aura para que a energia flua livremente pelo ar. O Zetsu é o extremo oposto do Ten, pois tem como base a interrupção do fluxo de aura. Já o Ren consiste em produzir uma enorme quantidade de aura e, com o Hatsu, o usuário projeta essa energia para criar suas habilidades Nen.
As técnicas avançadas do Nen são basicamente evoluções dos quatro princípios que dissemos acima. O Gyo é a forma avançada do Ren que faz uma pessoa concentrar uma grande parte de sua aura em uma parte específica do corpo a fim de torná-la mais forte tanto para defesa quanto para o ataque. O Zen vem do Zetsu e concede a pessoa a capacidade de esconder sua aura por completo, tornando-a ‘invisível’ para quem a tenta rastrear. O En usa o Ren e Ten como base, fazendo com que a pessoa utilize o Ren para projetar a aura de seu corpo e, ao mesmo tempo, o Ten para dar-lhe forma, permitindo que o usuário detecte tudo que está ao seu redor a um raio de 10 a 50 metros.
Shu é a forma avançada do Ten que permite a pessoa cobrir objetos com sua aura a fim de torná-los mais resistentes e poderosos. Já o Ko combina Ten, Hatsu, Zetsu, Ren e Gyo, mas diferentemente do Gyo, o Ko não irá concentrar apenas uma parcela da aura em uma parte específica do corpo, mas sim toda a energia.
O Ken é basicamente para defesa, pois usa o Ren e Ten para prolongar o Ren, permitindo, dessa forma, mais tempo de defesa durante ataques consecutivos. Já o Ryu é uma habilidade difícil de usar em combate, pois garante que a pessoa use sua aura sem despedício, o que pode ser difícil para alguns. Somente aqueles que treinaram durante décadas, como foi o caso de Isaac Netero, conseguem utilizar o Ryu com extrema perfeição.
A pessoa pode até ter passado no Exame Hunter, mas isso não significa que ela já sabe utilizar o Nen. Após o Exame Hunter, há outro exame que ensina os participantes a utilizarem o Nen. Praticamente todas as pessoas foram ensinadas sobre como utilizar a energia, mas existem alguns seres que já nascem sabendo a como utilizá-la, como é o caso de Meruem e de todas as formigas de seu império.
Após aprender todos os quatro conceitos básicos do Nen, resta ao usuário saber se seu Nen será de: Conjuração, Manipulação, Emissão, Transmutação, Aprimoramento ou Especialização. A pessoa sabe qual tipo de Nen tem através de um teste simples executado com um copo de água com uma folha no meio, onde o indivíduo coloca Ren em suas mãos enquanto segura o copo.
Geralmente, cada pessoa tem a predisposição para executar um tipo de Nen dentre os seis. No entanto, dependendo do tipo de Nen que a pessoa tem, pode ser que ela tenha mais facilidade — ou dificuldade — em aprender outras classes. Por exemplo, quem nasce Aprimorador tem uma facilidade maior em ser um Transmutador e Emissor. No entanto, um Especialista tem grandes dificuldades em aprender outras classes, mesmo treinando arduamente. Tudo isso varia de pessoa para pessoa.
Original como Aprimorador, Gon pode usar outros tipos de Nen. Foi Wing quem ensinou o Nen e seus princípios ao Gon, mas Biscuit treinou o garoto melhor para que ele aprendesse a utilizar as classes de Emissão e Transmutação. Isso deu a Gon a possibilidade de criar seu próprio movimento em Hunter x Hunter, o Jajanken.
Killua é o melhor amigo de Gon, porém ao contrário do segundo, ele nasceu com afinidade em Transmutação. No entanto, assim como seu amigo, Killua aprendeu duas novas classes durante sua vida, Aprimoramento e Conjuramento, respectivamente. Graças às torturas que sofreu no passado, Killua desenvolveu o poder de gerar eletricidade, sendo sua técnica mais notável o Godspeed.
Meruem é a combinação de tudo que a rainha, sua mãe, comeu enquanto estava viva, ou seja, ele é basicamente feito de poder. O Nen de Meruem é tão poderoso que concedeu a ele a habilidade de alterar seu corpo com a metamorfose. Além disso, o rei consegue emitir com seu poder pequenas partículas de aura no céu com a finalidade de detectar imensuráveis informações que estão ao seu redor. Não é à toa que nem mesmo Isaac Netero, o antigo presidente da Associação Hunter, conseguiu derrotá-lo.
Sim, porém o usuário deve impor limites em suas habilidades. Impor limite no Nen faz ele ser ainda mais poderoso, mas pode causar consequências sérias se o usuário quebrar a condição que criou. Kurapika, por exemplo, criou as Correntes de Prisão para restringir os membros da Trupe Fantasma, logo ele não pode utilizar a técnica com mais ninguém que não seja da organização. Se ele fizer, morrerá.
Usamos cookies para oferecer a melhor experiência.