Anime

Por que Dragon Ball GT é a ovelha negra da franquia?

Quando olhamos para o sucesso e popularidade de longo prazo de Dragon Ball Z, a série Dragon Ball GT parece estar em lugar muito distante. É inegável que o GT envelheceu mal, e tudo só piorou quando essa sequência não-canônica foi suplantada por Dragon Ball Super.

Como se não bastasse isso, Dragon Ball Super fez mudanças importantes que contradizem os eventos de Dragon Ball GT. Por exemplo, as novas transformações Saiyajin, o renascimento de Freeza, e o novo caminho que o Android 17 seguiu. Como resultado, Dragon Ball GT acabou sendo totalmente ignorado e esquecido. Mas afinal, por que o GT é a ovelha negra da franquia?

Dragon Ball GT tentou recapturar a magia

Por que Dragon Ball GT é a ovelha negra da franquia?
Foto: Toei Animation

Um dos primeiros motivos para o fracasso de Dragon Ball GT está na tentativa clara de recapturar os elementos de comédia e aventura de Dragon Ball clássico, que foram totalmente ignorados em Dragon Ball Z. A história é a mesma:  Goku se torna uma criança novamente e parte em uma aventura em busca das Esferas do Dragão.

A mudança na fórmula está no fato de eles viajarem pelo espaço, durante o arco Black Star Dragon Ball Saga, que provavelmente é o melhor que a série tem a oferecer, já que novos planetas e personagens foram introduzidos. Ainda assim, o arco parece geralmente desnecessário, com Pan e seu companheiro robô Gill sendo chatos sem limites na melhor das hipóteses.

Além disso, apesar de ter projetado alguns personagens, Akira Toriyama não estava envolvido no desenvolvimento da história de Dragon Ball GT.

O final

Foto: Toei Animation

Quando Dragon Ball GT se encaminhava para seu fim, os arcos abandonaram a ideia de Dragon Ball clássico e entraram diretamente no território de Dragon Ball Z, descartando a aventura para trazer de volta vilões que demoram uma eternidade para serem derrotados. Tanto Baby, Super Android 17 como Omega Shenlong criaram lutas desnecessariamente longas e prolongadas. E o pior: elas são muitas vezes cheias de distrações cômicas inúteis.

Além disso, personagens importantes como Kuririn e Piccolo quase não aparecem, e quando eles finalmente aparecem, é para morrer. O final do anime também é simplesmente um mistério, já que ninguém sabe o que aconteceu de fato, e isso só torna GT o candidato mais forte para pior final de anime. Com essas falhas, não é difícil entender por que GT é facilmente a entrada mais fraca da franquia Dragon Ball.

Confira também:

Dragon Ball Super está disponível na Crunchyroll. Enquanto isso, os últimos capítulos do mangá podem ser lidos na Manga Plus.

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.