Anime

Por que o criador de Dragon Ball parou de desenhar mangá?

Akira Toriyama é um mangaká de renome mundial, não só por ter criado Dragon Ball, mas também séries como Dr. Slump, Sand Land, Kajika, e por ter desenhado personagens de videogames, como Dragon Quest. Mas você sabe o motivo para ele ter parado de desenhar mangá?

Essa pergunta pode ser facilmente respondida quando olhamos declarações antigas de Toriyama e analisamos as condições assustadoras de trabalho em que os mangakás se submetem.

Por que o criador de Dragon Ball parou de desenhar mangá?

Por que o criador de Dragon Ball parou de desenhar mangá?

Durante muitos anos, Toriyama foi vítima das constantes datas de entrega de capítulos em prazos apertados. Assim como outros artistas, ele passou anos trabalhando várias horas por dia, de tal forma que chegou ao seu limite físico e mental. Isso pode ser visto em uma declaração do autor. Confira abaixo:

“Houve uma época [quando eu estava desenhando o Dr. Slump ] em que eu dormia apenas vinte minutos durante os seis dias […]. Era como se eu fosse morrer.”

Ao contrário do que muitos fãs pensam, os mangakás estão literalmente dando suas vidas em seus trabalhos. Muitos deles ficam doentes e precisam ser afastar, muitas vezes até por tempo indeterminado. Esse é o caso de Yoshihiro Togashi, o criador de Hunter x Hunter, por exemplo, que precisou abandonar sua obra devido forte dores nas costas.

Então faz todo sentido Toriyama ter deixado seus projetos artísticos para viver uma vida tranquila.

Confira também:

O anime de Dragon Ball Super está disponível na Crunchyroll.

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.