Anime

Por que tantos mangás de anime possuem Torneios?

Os torneios são clássicos das séries anime e mangá. Desde ganhar um prêmio com importância ou apenas mostrar quem é o melhor em algo, um torneio na maior parte dos casos é a forma como os personagens resolvem as coisas. Mas o que há por trás da fórmula do torneio?

A origem do torneio no mangá

Por que tantos mangás de anime possuem Torneios?

Um dos primeiros mangás a apresentar um torneio foi Ashita no Joe, de 1968, um conto parecido com o de Rocky sobre um jovem oprimido entrando no mundo do boxe. 

Assim como as séries contemporâneas, muito tempo costuma ser gasto em treinamento e preparação para uma luta, e os competidores sempre vão ao seu limite. Ashita no Joe presta muito mais atenção ao custo físico da luta e muitas vezes a vitória tem um preço alto. O mangá influenciou e foi de grande ajuda para trazer muitos tropos da história do esporte para o gênero.

Por que existem tantos torneios em animes?

De forma resumida, Ashita no Joe é um mangá que transformou a ideia do torneio em história e isso influenciou vários mangakás. E a chegada de Dragon Ball, com o Torneio de Artes Marciais, popularizou e abriu margem para os torneios.

A grande diferença entre um e outro é que em Dragon Ball havia regras que precisavam ser respeitadas, em relação a ring-outs, o números de lesões que podem ser infligidas aos adversários, etc. Em segundo lugar, todas as lutas eram um contra um; dessa forma, personagens secundários tinham uma chance de se destacar caso vencessem, ao mesmo tempo em que estabeleceria a força de oponentes perigosos quando perdessem.

O primeiro torneio foi um sucesso e assim surgiu várias outras edições ao longo dos anos em Dragon Ball. Por isso, outros criadores de mangá começaram a notar e passaram a trabalhar sua própria ideia do torneio

O arco Torneio das Trevas de Yu Yu Hakusho, por exemplo, colocou os personagens em equipes, eliminando quem luta e, mais notavelmente, vê os personagens forçados a participar contra sua vontade.

One Punch Man também tem seu torneio e lá as coisas funcionam como uma paródia, onde Saitama entra com um nome falso e usando uma peruca, apenas para perder a rodada final por um detalhe técnico.

My Hero Academia, Hunter X Hunter, Pokémon e várias outras obras shounen, todas elas tem seu torneio à seu modo, e certamente é uma ótima maneira de trabalhar personagens e contar a história.

Confira também:

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.