Animes

Por que tantos mangás de anime possuem Torneios?

Os torneios são clássicos das séries anime e mangá. Desde ganhar um prêmio com importância ou apenas mostrar quem é o melhor em algo, um torneio na maior parte dos casos é a forma como os personagens resolvem as coisas. Mas o que há por trás da fórmula do torneio?

A origem do torneio no mangá

Um dos primeiros mangás a apresentar um torneio foi Ashita no Joe, de 1968, um conto parecido com o de Rocky sobre um jovem oprimido entrando no mundo do boxe. 

Assim como as séries contemporâneas, muito tempo costuma ser gasto em treinamento e preparação para uma luta, e os competidores sempre vão ao seu limite. Ashita no Joe presta muito mais atenção ao custo físico da luta e muitas vezes a vitória tem um preço alto. O mangá influenciou e foi de grande ajuda para trazer muitos tropos da história do esporte para o gênero.

Por que existem tantos torneios em animes?

De forma resumida, Ashita no Joe é um mangá que transformou a ideia do torneio em história e isso influenciou vários mangakás. E a chegada de Dragon Ball, com o Torneio de Artes Marciais, popularizou e abriu margem para os torneios.

A grande diferença entre um e outro é que em Dragon Ball havia regras que precisavam ser respeitadas, em relação a ring-outs, o números de lesões que podem ser infligidas aos adversários, etc. Em segundo lugar, todas as lutas eram um contra um; dessa forma, personagens secundários tinham uma chance de se destacar caso vencessem, ao mesmo tempo em que estabeleceria a força de oponentes perigosos quando perdessem.

O primeiro torneio foi um sucesso e assim surgiu várias outras edições ao longo dos anos em Dragon Ball. Por isso, outros criadores de mangá começaram a notar e passaram a trabalhar sua própria ideia do torneio

O arco Torneio das Trevas de Yu Yu Hakusho, por exemplo, colocou os personagens em equipes, eliminando quem luta e, mais notavelmente, vê os personagens forçados a participar contra sua vontade.

One Punch Man também tem seu torneio e lá as coisas funcionam como uma paródia, onde Saitama entra com um nome falso e usando uma peruca, apenas para perder a rodada final por um detalhe técnico.

My Hero Academia, Hunter X Hunter, Pokémon e várias outras obras shounen, todas elas tem seu torneio à seu modo, e certamente é uma ótima maneira de trabalhar personagens e contar a história.

Confira também:

Compartilhar
Publicado por
Victor Leo

Posts recentes

Um dos personagens mais poderosos de Demon Slayer é a última pessoa que você espera

O que vem à sua mente quando falamos do Zenitsu? Um covarde caçador de demônios…

26/01/2022

Cosplayer criou uma versão barata de Zeke Yeager e resultado é hilário

Zeke Yeager foi introduzido como um chefe de Marley, com o objetivo de retomar o…

26/01/2022

7 aparições que todo mundo quer ver em Doutor Estranho 2

Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura está chegando e a Marvel deixou claro que o…

26/01/2022

Entenda o verdadeiro significado de Eren ter deixado a baseball cair em Shingeki no Kyojin

Durante o episódio 78 de Shingeki no Kyojin, podemos ver um flashback de Eren Yeager…

26/01/2022

Revelada sinopse do episódio 79 de Shingeki no Kyojin

Todos os olhos estão voltados para a temporada final de Shingeki no Kyojin, que vem…

26/01/2022

Fanart de Dragon Ball imagina uma fusão entre Gohan e Trunks do Futuro

Muitas gerações cresceram assistindo Dragon Ball, por isso ele é um dos animes mais amados…

26/01/2022

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência.