Anime

Shingeki no Kyojin: Será que Eren é mais uma marionete sendo controlada?

AVISO: A matéria contém spoilers do episódio 14 da 4ª temporada de Attack on Titan.

Eren Yeager certamente tem uma relação bem conflituosa com os titãs. Por anos o protagonista odiou essa raça, visto que eles destruíram sua cidade natal e mataram sua mãe, mas agora tudo mudou e Eren parece ter mudado sua opinião a respeito deles.

Eren e seu irmão mais velho, Zeke Yeager, estão lançando um movimento que promete restaurar o poder do Império de Eldia, mas isso é apenas uma desculpa esfarrapada para destruir o mundo de Shingeki no Kyojin. No entanto, um fato crucial surgiu no episódio 14 dessa temporada e, ao que tudo indica, ele pode prejudicar os planos dos irmãos Yeager.

Portador de um Shifter antigo “influência” o atual

Shingeki no Kyojin: Será que Eren é mais uma marionete sendo controlada?

Há muitas formas de controle no mundo de Shingeki, sendo elas através da força bruta, controle mental e memórias. No passado, a fim de colocar paz na ilha de Paradis, o rei Karl Fritz apagou as memórias do seu povo usando o poder do Fundador.

Aprendemos também sobre a questão dos Ackermans, que são guerreiros designados para proteger e servir a família real. Mas isso não é tudo. Quando algum indivíduo herda um titã Shifter, ele tem que lidar com o peso de enfrentar as memórias antigas daqueles que um dia tiveram a posse desse titã. No episódio 14, Eren disse a Armin que as memórias antigas dos portadores de um titã Shifter podem influenciar as emoções do usuário atual.

Mas como isso influenciou tudo até agora? Quando Armin se tornou o portador do titã Colossal, ele passou a visitar o corpo imóvel de Annie. Entretanto, vale lembrar que quando Armin não tinha a posse do Colossal, seus sentimentos por Annie eram apenas de um colega para o outro. O fato de Armin estar se importando com Annie agora é fruto do amor que Bertolt — antigo portador do Colossal — tinha por ela. Deu para entender? As memórias antigas influenciaram as atuais.

Então é possível que Eren também esteja sendo controlado?

A resposta é sim, mesmo Eren achando que está isento de todos os tipos de controles mentais, sejam eles internos e externos. Antigos episódios sugeriram que Eren está enfrentando alguém dentro de si mesmo, como se fosse uma cópia maligna que o obriga a executar tais atos genocidas, e a prova concreta disso foi quando ele se olhou no espelho da prisão e disse a palavra “Lute” duas vezes.

E para ser franco, isso não é surpreendente. Eren está lidando com o peso de carregar o titã Fundador, o de Ataque e, o mais recente, Martelo de Guerra, logo sua mente deve estar um caos. Frieda Reiss, assim como sua família, queria manter o controle da família Reiss sob os Eldianos. Por outro lado, Lara Tybur, Eldiana leal à Marley, queria a derrota do povo da ilha assim como todos no mundo exterior. Tirando a do seu próprio pai, Grisha Yeager, essas memórias podem estar em conflito na mente de Eren, fazendo com que ele aja por impulso e não pense tanto ao decidir algo.

Será mesmo que Eren é uma marionete em Shingeki no Kyojin? Veja nossos outros posts!

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz