Anime

Sword Art Online é realmente um anime isekai?

Se você é um bom apreciador de animes, sabe que existem muitas sub categorias entre as famosas animações japonesas.  O shonen, por exemplo, é um tipo de mangá criado para entreter o público masculino com suas lutas, enquanto o isekai é um tipo de obra que leva seus personagens para outro mundo, o qual é caracterizado principalmente por seus elementos mágicos/sobrenaturais. 

Algumas pessoas acham que Sword Art Online se trata de um isekai, já que a obra de Reki Kawahara introduz um mundo paralelo logo no primeiro episódio do anime. Mas afinal, será que podemos considerar SAO uma série desse gênero? 

Sword Art Online pode ser considerado um isekai?

Sword Art Online pode ser considerado um isekai?

Bem, de forma resumida, sim e não. Acontece que Sword Art Online abandonou seu próprio gênero conforme as outras temporadas foram chegando. Na primeira temporada, Kirito e outros jogadores são enviados ao game conhecido como Sword Art Online. Lá, eles descobrem que não podem deixar o jogo antes de atingirem o 100º andar. 

Muitos morreram na tentativa de zerar o jogo, enquanto outros simplesmente abandonaram a premissa de Sword Art Online e decidiram criar suas próprias vidas dentro do game, aproveitando os recursos do jogo para sobreviverem adequadamente. Kirito, o protagonista, lutou até o fim para zerar o jogo e, com muito esforço, foi capaz de quebrar o algoritmo de Sword Art Online, libertando-se, assim, do pesadelo o qual ele havia permanecido por muitos anos. 

Embora Sword Art Online seja visto por muitos como um anime isekai, a verdade é que ele abandonou seu gênero. Isso porque um anime isekai envolve uma viagem apenas de ida para outro mundo e, às vezes, pelo próprio tempo. Ou seja, não há como voltar após entrar no outro universo. 

Kirito e milhares de outros jogadores lutaram bravamente para escapar do mundo Aincrad e, desde o início, eles sabiam que poderiam sair do jogo, desde que cumprissem o desafio imposto pelo criador do game, o que coloca em dúvida o status de isekai de SAO. Posteriormente, Kirito e seus amigos começaram a entrar e sair livremente dos mundos ALFheim Online e Gun Gale Online, confirmando que Sword Art Online não é um isekai, e sim um anime de videogame. 

Por fim, de forma resumida, Sword Art Online brinca com os elementos de uma legítima obra isekai, mas ele não pode ser considerado uma. Enquanto os verdadeiros títulos isekai, pelos menos os modernos, contam com uma viagem somente de ida para um mundo alternativo, Sword Art Online permite que seus personagens entrem e saiam livremente do mundo dos jogos. 

Confira também:

Sobre SAO

“Em um futuro próximo, foi lançado um Jogo de Realidade Virtual em Massa para Jogadores Online (VRMMORPG) chamado Sword Art Online, onde seus jogadores controlam seus personagens com o próprio corpo usando um dispositivo tecnológico chamado: NerveGear. Um dia, os jogadores descobrem que não podem sair do jogo, pois o criador do game os mantêm presos a menos que eles cheguem ao 100º andar da Torre e derrotem o Boss final. No entanto, se eles morrerem no jogo, morrerão também na vida real. A luta pela sobrevivência começa agora…”

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz