Muitos fãs acreditam que o Super Saiyajin 3 do Goku começou a ser um problema em Dragon Ball Super, onde a forma se tornou obsoleta e sofreu com problemas de animação, mas a verdade é que o problema com o SSJ3 veio vem antes disso.
Sem dúvida, é fácil ver porque o Super Saiyajin 3 se tornou inútil em Dragon Ball Super, afinal, a continuação precisou aumentar as apostas (algo que sempre foi necessário). Isso toma um rumo drástico com as formas divinas, que se tornaram um novo conceito em Dragon Ball, com todas elas sendo surpreendentemente muito mais poderosas que as formas Super Saiyajin padrão.
Dragon Ball Super certamente falhou em fazer justiça ao Super Saiyajin 3, mas a transformação começou a realmente ter problemas em Dragon Ball GT, onde foi revelado o Super Saiyajin 4. Nesta história, o SSJ3 foi nerfado e Goku também não podia usar a forma por causa do seu tamanho, e por causa desse problema, Goku só veio a usar a forma em duas lutas, e em ambos os casos ele parecia muito fraco.
Por que o problema do Super Saiyajin 3 veio antes de Dragon Ball Super
A principal razão para isso pode ser porque cada nova saga é definida por uma nova transformação. Nesse sentido, o Super Saiyajin 3 de Goku era algo ede Dragon Ball Z, enquanto o GT e o Super seguiram com novos níveis, o que acaba diminuindo o impacto desta lendária transformação. Infelizmente, a série nunca conseguiu dar o destaque merecido para a forma, e ela acabou sendo esquecida.
Dragon Ball foi um mangá escrito e ilustrado por Akira Toriyama. A série superou a marca de 200 milhões de cópias em circulação e é um dos maiores shonen de todos os tempos, influenciado várias outras séries de sucesso. Mesmo após décadas, o sucesso de Dragon Ball continua subindo, com a série atualmente entrando em um novo arco do seu mangá.