Anime

As 10 piores decisões criativas em Dragon Ball Z

Dragon Ball Z se tornou um dos maiores sucessos da história dos mangás e animes shonen graças a criatividade incrível de Akira Toriyama. Contudo, a franquia não é totalmente perfeita e algumas de suas decisões de escrita são bem questionadas.

As Esferas do Dragão da Terra receberem mais poder

A história de Dragon Ball começou com as aventuras de Goku para reunir as Esferas do Dragão. Entretanto, a tarefa de reunir as esferas se tornou algo superficial, que os personagens podem fazer a qualquer hora. As esferas são reunidas com o único objetivo de ressuscitar aqueles que morreram.

Dende trouxe Esferas do Dragão mais aprimoradas para Terra quando ele se tornou o guardião do planeta. Suas esferas aprimoradas tiram um pouco do suspense de ressuscitar as pessoas, pois elas eliminaram o limite de apenas um desejo. 

A eliminação das caudas saiyajins

Umas das principais características de Goku no início era a sua cauda de macaco, que também é uma grande fonte de poder para os saiyajins. Goku e Gohan nasceram com uma cauda, mas eles perderam isso com o passar do tempo.

Desde então, parece que as caudas dos saiyajins foram completamente eliminadas de Dragon Ball Z para substituir a transformação Oozaru pelo Super Saiyajin. Goku e Trunks são uma prova disso, já que eles nem nasceram com caudas. A série poderia encontrar uma maneira de manter esse elemento vivo na sua história, pois era algo muito icônico do protagonista.

Goku voltar a vida para lutar contra Majin Boo

Os primeiros episódios da saga Majin Boo giram em torno de Gohan depois que ele derrotou Cell. Então Goku voltaria para Terra apenas para lutar no torneio de artes marciais, mas isso foi uma desculpa para ele voltar como protagonista.

Seria estranho ver Goku no papel de um coadjuvante ao invés do protagonista, mas também não é legal ver ele sendo o único responsável pela derrota do vilão enquanto os outros não fazem nada. Com o retorno de Goku, os outros personagens de Dragon Ball Z ficaram de lado, assim como nos arcos anteriores.

O uso da semente dos deuses para estender as lutas

As sementes dos deuses são medicamentos mágicos que podem curar qualquer ferida e restaurar a saúde de uma pessoa. Esse é um item muito útil para os personagens voltarem às lutas, mas também é algo artificial, usado apenas para estender as lutas.

Os Guerreiros Z sempre levam um saquinho de semente dos deuses quando entram em uma luta, e Goku adora compartilhar isso com os vilões. O protagonista tem o péssimo hábito de dar uma semente aos inimigos, como Cell e Moro, e isso estende as lutas de uma forma desnecessária.

Gohan, Kuririn e Bulma serem pegos pelos falos namekuseijins

A adaptação de anime de Dragon Ball Z também já sofreu com uma quantidade excessiva de episódios fillers. Alguns fillers até trazem uma história interessante, enquanto tem aqueles que são completamente desnecessários.

Um dos fillers mais desnecessários do anime são os episódios em que Gohan, Kuririn e Bulma são pegos pelos falsos namekuseijins. Eles são aprisionados por Raiti e Zaacro, dois alienígenas que enganam os personagens e fazem eles acreditarem que estão em Namekusei. Isso foi apenas um desvio para o anime se estender antes de chegar em um dos seus melhores arcos.

Goku deixar a sua família por Uub

Todos os fãs de Dragon Ball estão cientes de que Goku é apaixonado por lutas e, em muitas ocasiões, ele até coloca esse desejo acima de sua família. Desse modo, ele se tornou extremamente forte e o maior herói da Terra, mas Goku encontrou o seu sucessor no final da série.

A pessoa escolhida para suceder Goku como o herói da Terra foi Uub, a reencarnação de Kid Boo. Portanto, para treinar Uub, Goku se despede dos seus amigos e de sua família. Foi um gesto tocante do protagonista, mas ele poderia treinar o garoto sem se afastar da família, e a série não dá uma explicação plausível para isso.

A fusão temporária

A fusão se tornou um dos poderes mais famosos de Dragon Ball Z a partir da saga Majin Boo. Duas formas diferentes de fusão foram apresentadas: a dança da fusão e os brincos potara. Enquanto a dança da fusão tinha um tempo limite, os brincos potara podiam fundir duas pessoas permanentemente.

Goku e Vegeta usaram os brincos potara para se tornarem Vegetto, mas a fusão deles se desfez depois de um curto período. A série nunca deu uma explicação para a separação da fusão potara de Goku e Vegeta até Dragon Ball Super, que veio muitos anos depois do Z. A ideia “do preço de dois personagens se tornarem permanentemente um” foi totalmente desfeito de uma forma conveniente para o anime.

Videl e Chi-chi pararam de lutar

Sempre que uma lutadora feminina de Dragon Ball se casa, ela para de lutar ou tem uma participação bem menor na série. Videl e Chi-chi eram lutadoras com potencial até desistirem completamente das artes marciais.

Goku e Gohan se atraem por suas esposas porque elas provaram que são mulheres fortes e determinadas. Porém, todo esse potencial é deixado de lado para elas se tornarem mães de família, que não tem nenhum um papel relevante.

O Super Saiyajin 3

O Super Saiyajin é uma das maiores ideias já vistas em Dragon Ball Z por trazer uma transformação nova e icônica para os saiyajins. Mas o Super Saiyajin 3 não trouxe nada de inovador para Goku e foi só uma forma de aumentar o número de suas transformações.

O Super Saiyajin 3 basicamente segue um padrão exagerado de transformações subsequentes com um visual forçado para representar o aumento de poder de Goku. Assim, essa transformação virou um vislumbre das novas formas constantes que viriam em Dragon Ball Super.

Gohan não foi o protagonista

Gohan seria o protagonista em um certo ponto, mas essa ideia foi descartada em Dragon Ball Z. Com sua transformação em Super Saiyajin 2 e seu potencial inexplorado, Gohan tinha o poder e a profundidade necessários para assumir o papel central.

No entanto, Goku voltou como o principal, diminuindo o desenvolvimento e a importância de seu filho no processo. Apesar de Akira Toriyama preparar o terreno para Gohan, Goku sempre teve a preferência do protagonismo.

Confira também:

Redação Nerd Hits

Conteúdo criado pela equipe do Nerdhits.com.br