Anime

“China vai superar o Japão em animes”, diz fundador do MAPPA

Por muitas décadas, o Japão tem sido considerado o berço da indústria de anime, a tal ponto que a palavra “anime” é frequentemente utilizada para descrever exclusivamente as produções daquele país.

No entanto, ao longo do tempo, mais e mais países têm se dedicado a encontrar artistas capazes de competir com os japoneses, e a China é um dos países que tem tido sucesso nesse aspecto. Na verdade, o fundador do estúdio de animação MAPPA acredita que a China poderá superar o Japão como líder da indústria de anime no futuro próximo.

Confira abaixo o que Masao Maruyama, fundador tanto do MAPPA quanto do Madhouse, acha em relação ao atual estado da indústria de anime no Japão e ao potencial futuro deste setor (fonte AnimeHunch):

  • Maruyama adianta que acredita que o Japão corre um risco claro de perder a sua posição de líder da indústria de anime para a China.
  • Ele diz que isso ocorre porque, nos últimos anos, o Japão tem se concentrado demais em simplesmente criar produções fáceis de comercializar, principalmente com ênfase no trabalho de ‘garotas fofas’ . Por isso acredita que, em termos de animação, já nem sequer consegue acompanhar as obras que surgem em regiões como os EUA ou a França.
  • Maruyama diz que a China está fazendo um trabalho muito melhor no treinamento da próxima geração de animadores hoje, e a única razão pela qual o Japão ainda está à frente é porque a China ainda tem muitas restrições em termos criativos.
  • Aos 81 anos, Maruyama confessa que lhe resta pouco tempo para viver profissionalmente e tem muitas dúvidas em relação ao tipo de indústria que se formou nos últimos anos.

Interessante, não é mesmo?

Confira também:

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.