Anime

Fullmetal Alchemist: Brotherhood ainda merece ser o nº 1 dos animes?

Compartilhar

Fullmetal Alchemist: Brotherhood ocupa consistentemente o primeiro lugar no ranking do MyAnimeList.net dos animes mais populares de todos os tempo.s Embora tenha sido destronado várias vezes, sempre retorna ao primeiro lugar. Por isso, os fãs acham que o anime é o top 1 de todos, mas será que podemos levar a classificação realmente a sério?

Fullmetal Alchemist: Brotherhood exibiu todos os 64 episódios consecutivamente, desde 2009 até sua conclusão em 2010. Além disso, ela tem sido amplamente considerada uma das maiores séries animadas de todos os tempos.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood ainda merece ser o número 1 dos animes?

Foto: Reprodução/ Crunchyroll

Todo mundo é diferente, e nem todo mundo vai concordar que é o fim de tudo do entretenimento, nem que a pontuação de um site é um significante definitivo de seu direito a tal título. No entanto, mesmo que Brotherhood não seja a série favorita de alguém e se alguém não se importe com ela, não deve ser impossível olhar para ela em reconhecimento a seus elogios e pensar “sim, posso ver por que ela é amada”.

E o motivo é que é uma “série de tudo” que pode atrair o público mais amplo possível. Como muitos animes de referência, ele conquistou alguns fãs de anime e, de outra forma, atraiu aqueles que normalmente renunciam ao meio por vários motivos. Hiromu Arakawa elaborou uma grande história que poderia atrair grandes audiências, mas o que é impressionante é como ela não deixou que o amplo apelo entorpecesse suas ideias.

A série aborda assuntos pesados ​​constantemente , do imperialismo ao genocídio, sem falar de sua abordagem de vários conceitos filosóficos. Os personagens de Arakawa podem ser simples ou complicados, mas todos são movidos pelo mundo e sua história de forma dinâmica. E não importa o quão sombrio o assunto possa ser, a história nunca perde seu senso de humor – a chave para se prender a esses personagens.

Enquanto outras mídias amplamente populares, como o Universo Cinematográfico da Marvel, podem jogar com segurança em sua tentativa de atrair todos os públicos, Fullmetal Alchemist sempre sente que está se comprometendo totalmente com suas ideias. Pode nem sempre ser vanguardista, mas entre a trilha sonora bombástica, a animação e as atuações impecáveis, há muito coração nisso.

A série é simplesmente uma boa ficção que muitas pessoas vão gostar, e mesmo que alguns achem que é bom, seu apelo é claramente definido de várias maneiras. A questão não é “por que nada o superou?” mas, em vez disso, “por que nunca fica assim quando algo fica?”

É interessante notar que Brotherhood não estava nem perto do topo das paradas até cerca de junho de 2010, um mês antes de sua conclusão, e depois que terminou, rapidamente assumiu o primeiro lugar. Existem duas possibilidades distintas: ou foi devido à recepção do final depois que foi ao ar no Japão ou ao aumento da audiência nos estados quando começou a ser exibido no Adult Swim. É provável que ambos tenham contribuído.

E por anos não conquistou a reputação de rei inabalável que é agora, especialmente com programas como Gintama subindo ao topo a cada nova temporada, até mesmo competindo consigo mesmo em um ponto. O canal do YouTube RankingMan tem uma linha do tempo completa e hilária dos 15 melhores animes no site de 2006 a 2019, que pinta uma imagem e tanto.

Mas, por volta de 2013 em diante, o Brotherhood parece manter seu lugar no ranking por mais e mais tempo. Os tempos em que é destronado tendem a ser mais breves, muitas vezes de animes inacabados com pontuações preliminares positivas. Não é inédito que o anime atualmente em exibição tenha um aumento na pontuação graças ao hype, apenas para diminuir mais tarde. Já aconteceu inúmeras vezes com nomes como Gintama , Attack on Titan e Monogatari.

No passado, quando essas mudanças aconteceram, elas foram recebidas com grandes contratempos, como se a Fullmetal tivesse sido derrubada como um dragão presidindo seu tesouro. Com o passar do tempo, no entanto, as reações se transformaram em desinteresse por quão fugaz é. Alguns meses atrás, o novo arco de Bleach ocupou o primeiro lugar. No momento em que escrevo, Attack on Titan: The Final Season – The Final Chapters (esses títulos são horríveis) é o número 1.

Mas quem sabe quanto tempo isso vai durar? Talvez a pontuação simplesmente diminua com o tempo ou as pessoas acusem os fãs de Fullmetal de deixar críticas negativas para manter seu favorito no topo. Mas o reconhecimento de tal ofuscamento levanta a questão: por que alguém se importa com a pontuação? Isso realmente tem muito impacto no legado duradouro da série? Eu diria que não, exceto que a classificação não pretende ser objetiva.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood foi um sucesso colossal, cuja aclamação da crítica duradoura provavelmente eclipsou a chegada massiva de programas como Attack on Titan nos anos seguintes. Sua posição persistente no topo do ranking não é uma verdade objetiva, mas uma proclamação estendida de seus méritos como um clássico de todos os tempos. Então, para algo superá-lo, implica que um momento artístico está apenas sendo sucedido por outro.

Fullmetal Alchemist: O status de Brotherhood como o número 1 nunca foi sobre declarar que nada mais era melhor, mas pronunciar o quão poderoso foi o momento artístico que criou durante seu tempo. Quando eventualmente for destronado, não deve ser um momento de luto ou raiva, mas de entusiasmo com o que virá a seguir.

Confira também:

Modificado em 08/04/2023 09:15

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.