Anime

Como a América Latina se tornou um dos maiores mercados de Dragon Ball?

Compartilhar

Dragon Ball é amplamente reconhecido no Japão e em várias regiões do Ocidente, apesar de ser no México e em outros países da América Latina que sua maior legião de fãs pode ser encontrada.

Dragon Ball é uma franquia com um enorme mercado na América Latina. Considerada sinônimo de anime na região, sua presença na cultura pop é ainda mais forte do que na América do Norte e em outras partes do Ocidente. Em alguns países latinos, a saturação da marca é total. E no México, em especial, as batalhas épicas dos Guerreiros Z atingiram o ápice do fandom.

Lançamentos mais rápidos fizeram do México um dos maiores mercados de Dragon Ball na América Latina, e o Brasil não fica muito atrás

Foto: Reprodução

Muitos fãs de anime se recordam de ter crescido assistindo Dragon Ball Z, porém poucos sabem que a sua chegada ao ocidente não foi um processo contínuo. Houve diversas tentativas de trazer a série original de Dragon Ball (cujo mangá de Akira Toriyama começou a ser publicado dois anos antes do lançamento do anime) para o público americano, incluindo uma dublagem da Harmony Gold que censurou grande parte do conteúdo e alterou completamente os nomes dos personagens. Finalmente, na virada do século, a série original recebeu uma dublagem de sucesso, após a popularidade da versão em inglês de sua sequência, Dragon Ball Z. Entretanto, já nesta época, a série já era bastante popular no México.

Em 1996, Dragon Ball ganhou uma versão dublada em espanhol, tornando-se um grande sucesso juntamente com a versão em espanhol de Cavaleiros do Zodíaco. No ano seguinte, eles já estavam exibindo Dragon Ball Z, colocando o México bem à frente do que aqueles mais no norte. No Brasil não foi muito diferente, pois o anime estreou em 1996 pelo SBT, que exibiu 60 episódios dublados pela Gota Mágica. Em 2002, a série teve todos os episódios exibidos pela Rede Globo, com uma redublagem pela Álamo.

Além disso, outra razão para sua popularidade se dá pelo fato de que importar Dragon Ball e outros animes populares era muito mais fácil e acessível do que produzir animações com qualidade semelhante. E devido à sua ampla gama de adaptações de mídia e variedade de produtos, Dragon Ball cresceu rapidamente.

O amor dos fãs por Dragon Ball na América Latina podia ter levado a uma guerra

Foto: Reprodução

Durante a exibição de Dragon Ball Super anos atrás, o México mostrou mais um bom motivo sobre por que Dragon Ball é tão popular na América Latina, e eles fizeram isso com um marketing muito melhor do que qualquer outro país. Eles fizeram campanhas nas ruas e isso até resultou em tensões diplomáticas entre México e Japão porque os governos locais do México decidiram exibir publicamente os episódios finais de Dragon Ball Super em praças ou áreas públicas, mas eles não tinham licença da Toei Animation (o estúdio de Dragon Ball Super), o que significa que era algo ilegal. Em resposta, o Embaixador do Japão pediu para o fim dessas exibições.

O amor dos fãs por Dragon Ball no Brasil também é evidente, como mostrado pelo Analytics do Brasil, que relatou que Dragon Ball é a série mais amada e desejada do que qualquer outra franquia animada. Já em 2018, nove das 10 regiões onde Dragon Ball foi mais popular foram na América Latina. O sucesso de Dragon Ball na América Latina foi tão grande que até mesmo a batalha entre Goku e Jiren foi anunciada da mesma forma que uma luta de MMA ou uma luta de boxe profissional. Dito isso, fica bem claro como a América Latina se tornou um dos maiores mercados de Dragon Ball.

Confira também:

Dragon Ball está disponível na Crunchyroll.

Modificado em 29/04/2023 10:22

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.