Anime

Entenda por que Goku não usou o Instinto Superior contra Broly em Dragon Ball Super

Goku adquiriu inúmeras formas ao longo dos anos, mas a que está no topo agora é a do Instinto Superior, despertada em Dragon Ball Super. Nela, Goku ganha uma cor cinza cintilante, que concede ao guerreiro uma capacidade sensorial muito melhor.

No entanto, em Dragon Ball Super: Broly, filme que segue o Torneio do Poder, Goku não usou essa habilidade divina. Na verdade, por uma fração de segundos durante a luta contra Broly, a cor de sua aura ficou cinza, associando ao Instinto Superior, mas foi algo momentâneo.

O filme é canônico e veio depois do Torneio do Poder, por isso Goku aparentemente tinha possibilidade de se transformar, porém não se transformou, e o motivo para isso é até bem simples.

Por que Goku não usou o Instinto Superior na luta contra Broly em Dragon Ball Super

Foto: Toei Animation

No mangá de Dragon Ball Super, em uma conversa com Vegeta, Goku diz que não consegue usar o Instinto Superior mesmo tentando. Tal habilidade necessita de um tipo de motivação maior, e a luta com Broly provavelmente não despertou um desejo maior no Saiyajin.

Se seguirmos essa lógica, tudo sugere que Broly é mais fraco que Jiren, já que Goku precisou usar a forma na luta com o guerreiro do Universo 11. Ou Goku apenas sentia que não estava em uma situação de vida ou morte.

Goku lutar com Broly não é novidade, mas seria um sucesso se ele lutasse com o Instinto Superior que chega perto do nível de um Hakaishin. Então, por que será que Toriyama não colocou essa habilidade em um filme tão aguardado como este?

O fracasso que o Instinto Superior seria no filme

Foto: Toei Animation

Para tentar responder isso, temos que voltar no tempo, especificamente em Dragon Ball Z. Essa série mostrou um desenvolvimento gradual das transformações de um Super Saiyajin, onde o 1 era mais fraco que o 2, e o 2 mais fraco que o 3. Lógica simples de 1 + 1 = 2.

Dragon Ball Super, por sua vez, quebrou essa linha de raciocínio com o Deus Super Saiyajin. O poder aumentou bastante, visto que Goku conseguia competir com Bills, mas uma nova transformação veio em seguida para substituir o God, o Super Saiyajin Blue.

A única coisa que muda do Blue para o God é a aura e o consumo de energia, pois eles não têm uma diferença grotesca. Logo em seguida veio o Instinto Superior, que colocou o nível de Goku em uma escala ainda maior.

Resumindo, se o Blue já deu um trabalho para Broly, o Instinto Superior seria apelar demais. A habilidade cinza coloca Goku em um nível de praticamente um Deus da Destruição, e provavelmente Broly não teria como competir com a mesma. Ninguém gostaria de ver Goku derrotando o inimigo facilmente, não é mesmo?

Confira também:

Todos os animes de Dragon Ball estão disponíveis em português na Crunchyroll, com exceção de Dragon Ball GT que está disponível apenas em inglês.

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.