Anime

Naruto: Tudo sobre a Maldição do Ódio dos Uchiha

A Maldição do Ódio em Naruto é certamente um dos principais aspectos negativos que a série apresentou. Associada aos Uchiha, esta maldição acontece quando alguma pessoa sente uma emoção muito forte. Tobirama afirma que os Uchiha sentem muito amor quando realmente amam algo ou alguém, mas o Segundo Hokage também diz que eles sentem mais raiva e tristeza quando odeiam ou sofrem alguma dor.

Quando um Uchiha sente uma raiva ou tristeza muito forte, um chakra especial corre em seu cérebro e ele desbloqueia o olho Sharingan. Vale lembrar, entretanto, que todo tipo de emoção forte faz o Uchiha despertar o Sharingan. No entanto, estamos falando sobre a Maldição do Ódio deles, ou melhor, sobre suas emoções negativas.

A origem da Maldição do Ódio

Naruto: Tudo sobre a Maldição do Ódio dos Uchiha

A Maldição do Ódio dos Uchiha existe desde os tempos antigos. Em seu leito de morte, o Sábio dos Seis Caminhos escolheu um de seus filhos para suceder seu legado. Hagoromo Otsutsuki escolheu Ashura Otsutsuki como discípulo, deixando Indra Otsutsuki, seu filho mais velho, furioso. Dominado pela fúria e influenciado pelo Zetsu Negro, Indra desperta seu Mangekyou Sharingan e trava uma intensa batalha contra seu irmão mais novo, Ashura.

Indra e Ashura continuaram a sua guerra parental através das gerações, reencarnando diversas vezes para dar continuidade à luta perpétua. Indra foi o responsável pela criação dos Uchiha e Ashura pela criação dos Senju. O clã Senju e Uchiha continuaram lutando durante séculos, mas eles cessaram o fogo assim que Hashirama Senju e Madara Uchiha criaram a primeira vila ninja.

Naruto e Sasuke, a reencarnação de Ashura e a reencarnação de Indra, respectivamente, deram continuidade à luta. No entanto, a luta final entre eles, ao que tudo indica até o momento, encerrou de vez o conflito dos irmãos Otsutsuki.

Como a Maldição do Ódio influenciou os Uchiha

Como dissemos acima, o Sharingan é um poder ocular que só pode ser desbloqueado quando o indivíduo sofre uma emoção muito forte. O Mangekyou Sharingan segue o mesmo conceito e só pode ser despertado quando se tem uma emoção intensa. No entanto, a diferença do Mangekyou Sharingan (MG) para o Sharingan normal é que ele requer uma emoção ainda mais forte para ser despertado.

Só para exemplificar, um ninja só consegue desbloquear o MG ao presenciar alguma cena em que um ente querido morre ou ao sofrer um trauma intenso. A dor intensa que o ninja sofre permite que essa habilidade maligna flua e é somente com mais dor que o shinobi consegue evoluir ainda mais o olho, criando um ciclo infinito em que o poder só evolui com mais traumas.

Sasuke, por exemplo, era uma vítima dessa maldição, uma vez que despertou seu Sharingan ao ver seu clã assassinado por Itachi, seu irmão. Aquele desejo intenso de vingança e ódio qaue Sasuke tinha contra Itachi o levou a destruição ao ponto dele perder completamente a visão de quem era.

Todos os Uchiha têm essa maldição?

Felizmente, a Maldição do Ódio não é obrigatoriamente uma necessidade para despertar o Sharingan. Alguns Uchiha eram conhecidos por quebrar a Maldição do Ódio e agir de acordo com a Vontade do Fogo, incluindo Kagami, Itachi e Shisui, que demonstraram uma forte lealdade a Konoha. Outros, como Obito e Sasuke, por exemplo, se perderam na Maldição, mas acabaram encontrando o caminho de volta. Em outras palavras, a Maldição do Ódio é um obstáculo que pode ser superado ao escolher lutar por um bem maior e abraçar laços genuínos em vez de se isolar.

Confira também:

Matheus Gimenez

Escritor e editor do nerdhits.com.br desde 2019. Apenas um entusiasta do universo dos animes. Não curto muito mangás, mas quando pego para ler, termino em pouquíssimo tempo. Instagram @matheusgmnz