Anime

10 coisas que Jujutsu Kaisen fez melhor do que outros animes shonen 

Compartilhar

Jujutsu Kaisen se tornou um dos animes e mangás de mais destaque nos últimos anos, oferecendo uma experiência que poucas séries shonen são capazes de entregar. Veja nessa lista 10 coisas que Jujutsu Kaisen fez melhor do que outros animes shonen,  como a utilização de clichês e a inovação de algumas ideias. 

Moralidade e escolhas complexas 

Além de entregar um monte de ação, Jujutsu Kaisen apresenta questões de moralidade, existencialismo e consequências de escolhas para os seus personagens. Assim, os espectadores ganham uma compreensão mais profunda sobre o ponto de vista dos personagens.

Por exemplo, Suguro Geto enfrentou um dilema complicado ao ter que escolher entre lutar em favor dos humanos comuns ou eliminá-lo da Terra. A ideia de exterminar várias pessoas inocentes claramente parece errada logo no início, mas, quando o psicológico do personagem é exposto de uma forma dolorosa, você consegue entender o motivo para ele chegar a um ponto tão radical.

Animação fluida e design um chamativo 

Jujutsu Kaisen teve a sua adaptação de anime feita pelo estúdio MAPPA e ainda virou uma das melhores animações da empresa. Como a animação de boa qualidade é uma exigência alta nos dias de hoje, o estúdio fez questão de tornar o mangá de Gege Akutami uma série inesquecível.

Todas as lutas do anime são trazidas à tona com uma animação super fluida e visuais repletos de cores e detalhes deslumbrantes. A meticulosidade e cuidado que o MAPPA tem com o anime nos traz uma adaptação espetacular e empolgante. 

Temas sobre descriminação 

No mundo de Jujutsu Kaisen, as três grandes famílias de feiticeiros, Kamo, Zenin e Gojo, são prestigiados com uma linhagem de feiticeiros talentosos e poderes fenomenais. Porém, os familiares que não tem capacidade e nascem sem energia amaldiçoada são discriminados pelas suas famílias. 

Toji Fushiguro e Maki Zenin são exemplos dessa descriminação porque ambos foram excluídos e exilados da família por nascerem sem energia amaldiçoada. 

Sem clichê de romance  

Romance em shonen não é uma coisa ruim, já que sempre torcemos para uma determinada dupla de personagens ficarem juntos no fim se eles tiverem uma boa relação. Entretanto, se o romance acontecer de qualquer jeito isso pode tirar o ânimo da série e diminuir um personagem para um mero interesse romântico. 

Assim como Eiichiro Oda, Akutami não teve interesse em abordar romance em sua história e criar casais entre os seus personagens. Todos os personagens masculinos e femininos tem uma interação divertida como amigos sem precisar da apelação romantica.

Trajetória diferente para o protagonista

Geralmente os protagonistas shonen arriscam suas vidas para salvar um ente querido ou realizar um sonho. Mas o protagonista de Jujutsu Kaisen, Itadori Yuji, teve uma trajetória diferente, tendo que lutar para sobreviver após virar o receptáculo de Ryoume Sukuna.  

Então o conselho dos anciões ordenou que Yuji fosse executado várias vezes, mas ele foi salvo graças ao apoio de Satoru Gojo. Ainda assim, outros agentes como a escola jujutsu de Kyoto tentaram agir escondidos para matar Yuji. 

Sem remorso de matar personagens 

Muitos autores de shonen tem o hábito de manter os seus personagens vivos mesmo após eles sofrerem uma ferida mortal e evidentemente impossível de se recuperar. Mas o autor de Jujutsu Kaisen não tem nenhum remorso em matar os seus personagens, mesmo que sejam populares. 

A morte impactante de Junpei Yoshino logo no início já deixou essa mensagem evidente de que nenhum personagem terá privilégios quando chegar no ponto de vida ou morte. Sendo assim, até mesmo um personagem tão querido como Satoru pode morrer no futuro. 

Personagem femininas marcantes  

Muitos shonen categorizam as personagens femininas apenas como uma garota apaixonada e indefesa ou um apelo ecchi para os espectadores. Então são poucos animes que introduzem mulheres verdadeiramente fortes e interessantes neste gênero de ação. 

Maki e Nobara foram personagens essenciais para o desenvolvimento de Jujutsu Kaisen, e elas são os tipos de garotas que não precisam de proteção. Elas são realmente fortes e não foram reduzidas a papéis sem importância, como vemos em muitos outros animes. 

Sucesso na exploração do horror

Jujutsu Kaisen se passa em um mundo sobrenatural com espíritos e magia espiritual, que é bem similar a Bleach. A série teve sucesso em fazer fama com uma temática de horror, que muitos tentam replicar através de um mangá, mas poucos se sobressaem. 

O mundo sobrenatural de Jujutsu Kaisen se destacou nesse meio ao introduzir criaturas realmente horripilantes e que fazem juz ao nome maldição. Além de uma aparência assustadora, as maldições tem personalidades frias e adoram ver o sofrimento humano. 

Personagens poderosos e intrigantes 

Personagens com um imenso poder também são um grande atrativo para muitos fãs de shonen, mas isso funciona ainda melhor quando o personagem tem uma personalidade e história interessante por trás. Os mais poderosos de Jujutsu Kaisen conquistaram o coração de inúmeros fãs por serem personagens intrigantes e cheios de confiança. 

Não há dúvidas de que Satoru é o personagem mais popular da obra devido ao seu carisma e poderes fora da compreensão. Sukuna também ficou bem popular quando revelou seu lado sádico e sanguinário ao público. 

Sistema de poderes inovadores

Os personagens de Jujutsu Kaisen utilizam a energia amaldiçoada como fonte de poder, que é a energia gerada pelas emoções humanas negativas. Desse modo, os feiticeiros podem aumentar suas capacidades físicas, habilidades de luta e usar diversos tipos de feitiçaria. 

No entanto, as técnicas de energia amaldiçoadas começaram a ter um sistema de funcionamento ainda mais complexo com o passar do tempo. A forma como algumas técnicas funcionam é tão complexa que o espectador precisa ficar atento até os mínimos detalhes para entender o poder. 

Confira também:

Modificado em 30/08/2023 08:18

Redação Nerd Hits

Conteúdo criado pela equipe do Nerdhits.com.br

Tags: one piece