Anime

Gohan não recebeu o nome do avô de Goku em Dragon Ball Z

Provavelmente a maioria dos fãs de Dragon Ball Z acredita que Gohan tem esse nome porque o avô adotivo do Goku se chamava Gohan, mas herdar o nome do bisavô pode não ser o que aconteceu.

A origem do nome do Gohan em Dragon Ball Z

Gohan na verdade não recebeu o nome do avô do Goku em Dragon Ball Z
Foto: Toei Animation

O criador de Dragon Ball, Akira Toriyama, muito provavelmente pensou no vovô Gohan quando ele deu seu nome ao filho do Goku, mas o anime deu uma explicação ligeiramente diferente.

No episódio 171 de Dragon Ball Z, intitulado de “Memories of Gohan”, Chichi tem um flashback onde Gohan ainda é um bebê e eles estão pensando em como chamar o garoto.

Chichi queria chamá-lo de Einstein ou Arquimedes, mas o menino chora com os dois nomes. Em seguida, o pai de Chichi apresenta vários nomes, mas Gohan também chora. Na vez do Goku, ele só conseguia pensar em como estava com fome, e enquanto ele é repreendido por Chichi, ela pensa em um conjunto de palavras.

Foto: Toei Animation

Chichi diz a Goku que ele havia acabado de tomar  o “café da manhã” e pediu que ele esperasse até o “almoço”. Em japonês, essas palavras são pronunciadas como “Asagohan” e “Hirugohan” e ambas fazem o Gohan sorrir. Gohan também riu da palavra “Gohan” que significa “arroz cozido”.  Goku então olha para a Esfera de Quatro estrelas e interpreta toda a situação como um sinal e decide chamar seu filho de Gohan.

Como você pode imaginar, a razão para muitos não saberem disso  é por conta da dublagem, já que eles não usam as palavras japonesas para se referir a comida, que é o que faz Gohan sorrir. Em vez disso, no anime, o pai de Chichi fala repetidas vezes “avô Gohan”, fazendo o Gohan sorrir. Embora seja uma mudança sutil e que não atrapalha nada, fica evidente que Gohan não necessariamente herdou o nome de seu bisavô. É uma pequena anedota encantadora que mostra aos fãs uma parte da história que não poderia seguir o mangá.

Confira também:

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site nerdhits.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.